Várias atividades acontecem em Campinas no Dia da Consciência Negra, celebrado na próxima segunda-feira, 20 de novembro. Na programação estão a 19ª Marcha “Zumbi dos Palmares”, às 10h, na Estação Cultura (Concentração); a IX Sou África em Todos os Sentidos/2017 – Cultura Viva e Patrimônio Cultural: Roda de Jongo na Mãe Preta, das 15h30 às 17h, na Praça da Mãe Preta – Rua Cônego Cipião, 772; e, às 20h, a entrega do Diploma de Honra ao Mérito “Zumbi dos Palmares”, na Câmara Municipal de Campinas. O espetáculo “Romeu e Julieta – Um Musical na Era do Soul” será encenado , também nesta segunda-feira, às 20h, na Concha Acústica do Taquaral, em comemoração ao dia.
Ao longo do mês, vários eventos aconteceram em comemoração ao Mês da Consciência Negra e seguem até o dia 30 de novembro. Além dos debates e discussões sobre o tema, exposições artísticas, oficinas de fotografia, culinária, shows musicais e teatrais.
Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, em 2003 a data foi incluída no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei nº 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Em Campinas, o dia da Consciência Negra foi instituído por meio da Lei nº 11.128 de 14 de janeiro de 2002.
Veja AQUI a programação completa do Mês da Consciência Negra em Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Boa tarde; envio esta mensagem porque não posso me calar diante esta matéria sobre as atividades do Mês da Consciência Negra; no parágrafo que diz que “As atividades estão sendo promovidas pela Prefeitura Municipal de Campinas…………………………………, é muito difícil para mim, militante do movimento negro, ler isto, porque a Marcha Zumbi dos Palmares o tema é “Nós por Nós Mesmos” e não é verdade, infelizmente tenho que corrigir isto vindo de uma Secretária a quem muito respeito, mas não é verdade; o Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares é uma outorga da Câmara Municipal, não é promovido pela Prefeitura; da pauta racial, a Coordenadoria não realizou um evento referente ao combate ao racismo neste mês; fica aqui registrado o meu protesto pela publicação desta matéria.
Aguardo retorno sobre o que relatei.
Olá Edna, obrigado pelo comentário. Já editamos o material e as informações equivocadas divulgadas pela prefeitura.