Em São Paulo – Em sua quarta edição, o projeto Jardim Imaginário, promovido pela Casa-Museu Ema Klabin, apresenta a instalação “Penetra”, do artista Marcius Galan, com curadoria de Gilberto Mariotti. Deslocado de sua função, um portão de lanças, idêntico ao portão principal da Casa-Museu, está disposto no jardim, convidando o público a testar suas percepções. Também há intervenções em outras áreas da Casa-Museu como na entrada principal e dentro do espaço expositivo, além de seu entorno.
Segundo o curador Gilberto Mariotti, no caso específico de “Penetra” não há ilusão de ótica ou efeito que engana o olhar. Os objetos assumem de boa-fé seus materiais e suas formas não têm a ambiguidade de outras peças desenhadas por Marcius. O deslocamento de sentido depende de uma movimentação por diferentes espaços da casa, seu jardim, e até mesmo para além dos muros da Fundação.
Com entrada gratuita, a exposição fica aberta para visitação até dia 17 de dezembro. A mostra faz parte do projeto Jardim Imaginário que tem como objetivo criar um diálogo entre a arte contemporânea, a arquitetura e o acervo da Casa-Museu, por meio de trabalhos inéditos cujo ponto de partida, tanto físico quanto simbólico, seja o jardim projetado por Roberto Burle Marx, na década de 50. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Instalação Penetra – Marcius Galan – Jardim Imaginário 4ª Edição
Curadoria: Gilberto Mariotti
Coordenação Artes Visuais: Renê Foch
Coordenação Geral: Paulo Costa
Data: de 21/10/17 à 17/12/17
Horário: 12h às 18h
Local: Casa-Museu Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo
Entrada Gratuita