A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) começa nesta terça-feira, dia 7 de novembro, a multar motoristas por meio de câmeras de monitoramento.
Após um período de três meses de teste, agora os motoristas que forem flagrados cometendo infrações de trânsito serão devidamente autuados. Durante os cerca de 90 dias de teste, a Emdec flagrou 527 infrações de trânsito.
A fiscalização é realizada em tempo real, por agentes da Mobilidade Urbana alocados na Divisão de Controle Operacional da Emdec.
Nesta primeira fase são monitorados 15 cruzamentos da região central e entorno (confira os cruzamentos abaixo). São fiscalizadas infrações como: parada / estacionamento irregular; parada / estacionamento sobre a calçada; parada em fila dupla; vaga rápida; conversões proibidas; parada / estacionamento em ponto de táxi; carga e descarga; e uso indevido de faixa exclusiva, entre outras.
De acordo com a Prefeitura, a fiscalização remota de trânsito por meio de câmeras está pautada nas resoluções nº 471, de 18 de dezembro de 2013, e nº 532, de 17 de junho de 2015, ambas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em consonância com o Artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo a Emdec, houve divulgação sobre a nova forma de multar o campineiro. Além disso, no início de agosto, foram implantadas placas de trânsito alertando sobre o monitoramento e a fiscalização, que ocorre em vias da região central.
Cruzamentos monitorados com câmeras
– Anchieta x Barreto Leme;
– Campos Sales x Onze de Agosto;
– Carolina Florence x Theodureto de Almeida Camargo;
– Francisco Glicério x Benjamin Constant;
– Francisco Glicério x Campos Sales;
– Francisco Glicério x Conceição;
– Francisco Glicério x General Osório;
– General Osório x Barão de Jaguara;
– Irmã Serafina x Conceição;
– Irmã Serafina x Dr. Moraes Salles;
– Moraes Salles x José Paulino;
– Regente Feijó x Ferreira Penteado;
– Senador Saraiva x Benjamin Constant;
– Senador Saraiva x Campos Sales;
– Treze de Maio x José Paulino.
Espero que se espalhe por todo o país pois nosso trânsito é uma tenebrosa guerra civil e as tais blitz não tem efeito sobre o mau comportamento no trânsito, tão só sobre furto de veículos, falta de habilitação e outras cositas. Falat também fiscalizar a direção perigosa, som em alto volume enfim as demais infrações que não devem ser esquecidas.
Infelizmente é mais uma forma de o governo estorquir ainda mais o povo!!!! Regrar, punir!!!!! E nao apresentar uma solução á aqueles que precisam da parada rápida para sair ou entrar no veiculo.