Lula dá apoio à pré-candidatura de Manuela D’Ávila durante congresso em Brasília

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste domingo (19) do 14º Congresso do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em Brasília.

Além do ex-presidente Lula, várias lideranças de partidos de esquerda participaram, mostrando certa união para 2018, apesar da ausência de Ciro Gomes (PDT).

A deputada gaúcha Manuela D’Ávila se apresentou no início do mês como pré-candidata à Presidência da República pelo PCdoB. O ex-presidente Lula também tem declarado disposição a disputar a candidatura dentro do PT. Lula disse em Brasília que PT e PCdoB construíram muito juntos e que a relação continua, independente de candidaturas. “Querida Manuela [D’Ávila], não pense que o fato de você ser pré-candidata cria alguma rusga entre nós, pelo contrário. Continuamos juntos e companheiros. Salve o PCdoB!”

Manuela também ressaltou a aliança ao final do congresso. “Somos retalhos de uma mesma colcha e os nossos militantes serão os costureiros da unidade”, sintetizou a pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela D’Ávila, ao se referir aos partidos presentes no ato, que contou com representantes do PDT, PT, PSB, PV e PPS.

O ex-presidente também falou sobre os desafios ao futuro do país. “Éramos contra o impeachment, e ele aconteceu. Éramos contra a reforma trabalhista, e ela aconteceu. E agora a Previdência. Se não tomarmos cuidado, ela vai acontecer. Mas, quando esse governo é fraco e a fraqueza dele faz com que ele se submeta aos interesses do mercado e faz tudo que ele quer, o Congresso consegue aprovar numa rapidez que nunca vi. Eles sempre disseram que era preciso desmontar a CLT, sempre disseram. Vocês já sabem que a gente está voltando quase à escravidão. Estamos fragilizados na luta. Os congressistas que estão votando para desmontar não têm compromisso conosco”.

Para Lula, o mais importante é o compromisso com o futuro do país. “Eles não são governantes, são usurpadores. Eles não têm compromisso com o povo brasileiro. Eles estão acabando com a soberania e nós temos que reconquistá-la. E com coragem, vamos para rua juntos!”

Bloqueio de bens
Lula também comentou a recente decisão do Ministério Público de pedir o bloqueio de 24 milhões de reais, mesmo sabendo que eles não existem. “Agora mesmo um cidadão apresentou um pedido de bloqueio de R$ 24 milhões meus. Mas ele não teve a decência de dizer que eu não tenho esses R$ 24 milhões”.

O ex-presidente já teve seu sigilo bancário quebrado e publicado ostensivamente na imprensa, bem como o de seus filhos. “Essas pessoas foram na minha casa, na casa dos meus filhos, levantaram o colchão, abriram a tampa do exaustor e não acharam um real. E isso eles não mostraram”. (Com informações do Vermelho e Lula.com.br)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

11 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

17 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago