Grupo Galpão comemora os 35 anos com mostra de repertório no Sesc Pompeia

Cena de “Tio Vânia”

Em São Paulo – Em comemoração aos 35 anos do grupo mineiro Galpão, o Sesc Pompeia recebe a mostra “Grupo Galpão: 35 Anos”. A mostra traz um pouco do repertório do grupo que tem origens no teatro popular e de rua e explora linguagens como a da música e do circo.

Entre os espetáculos que integram a programação da mostra está “Tio Vânia (aos que vierem depois de nós)”. Peça escrita em 1897 por Anton Tchékhov, Tio Vânia tem como tema central a perda inevitável das ilusões e a consequente necessidade do homem de se reinventar e de enfrentar o futuro. Ambientada em uma decadente propriedade rural russa, no final do século XIX, o texto aborda, de maneira profunda e delicada, o amor, o desejo, a passagem do tempo, o declínio físico, a aridez da existência, o desalento, a aniquilação dos sonhos, e inclui, surpreendentemente, uma mensagem atravessada de fé. A montagem faz parte do projeto Viagem a Tchékhov, lançado pelo Grupo Galpão em 2011 e está no repertório da Temporada Rio dos 35 anos do grupo. O espetáculo poderá ser visto de 19 a 22 de outubro.

De 26 a 29 de outubro, a mostra traz o espetáculo “De Tempo Somos”. Com esse trabalho, dirigido por Lydia Del Picchia e Simone Ordones, o Grupo Galpão realiza um sonho antigo de celebrar, com o público, o encontro do teatro com a música, tão presente na trajetória de 35 anos da companhia. Em cena, o grupo propõe um novo formato de espetáculo, e se apresenta num sarau de canções, poesia e festa.

Nos dias 1 e 2 de novembro, será a vez do espetáculo “Os Gigantes da Montanha”. A fábula “Os Gigantes da Montanha” narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. Escrita por Luigi Pirandello, a peça é uma alegoria sobre o valor do teatro (e, por extensão, da poesia e da arte) e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno, cada vez mais pragmático e empenhado nos afazeres materiais. Atemporal, a montagem faz parte do repertório dos 35 anos do Grupo Galpão comemorados em 2017.

Mais informações sobre ingressos e outros detalhes podem ser vistas no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente