.Por Luciana Sardenha Galzerano.
Atualmente todos reconhecem e falam sobre a importância do professor, mas é lícito lembrar que reconhecer é insuficiente. Nós precisamos não apenas de condições de trabalho decente, mas também de respeito!
Dedicamos anos de nossas vidas – como qualquer outra profissão – para nos tornar professores. Entretanto, nosso trabalho, nossos argumentos, nossas opiniões não são tidas como científicas e, muitas vezes, são deslegitimadas.
A educação está na boca do povo, na mídia, virou senso comum, todos acham que tem algo a dizer. É curioso como consideram absurdo quando tentam interferir no trabalho de um médico, um engenheiro, um advogado. Mas professor? Todos podem fazer o que bem entendem.
Enfiam-nos garganta abaixo reformas, Base Nacional Curricular Comum, Escola Sem Partido, apostilas, meritocracia. Eu digo não! E se você respeita os professores e a educação devia se juntar a nós nessa luta que também é sua!
Aos meus companheiros de luta e de trabalho, um feliz dia dos professores! Que tenhamos força para continuar lutando por uma educação de qualidade para todos!
Luciana Sardenha Galzerano é pedagoga e mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora da rede municipal de educação de Jundiaí.
Parabéns. Exato. A articulista disse tudo, de forma rápida, sucinta. Nem uma vírgula fora do entendimento, até para os néscios de plantão. Não é admissível que a mais importante profissão que existe, pois é a única que liberta, que rompe as correntes que mantêm as pessoas nas trevas da ignorância, seja tão vilipendiada, tratada como coisa de segunda, notadamente agora, com esse valhacouto de velhacos nas rédeas do País.