As Borboletas-Meninas e a mudança das estações

.Por Luciana Somazz.

As Borboletas-Meninas, uma obra de Adriana Zapparoli com versões em português/espanhol e português/inglês, possui uma musicalidade única, uma vez que a poesia em prosa leva a família, por meio da menina, a fazer diversas reflexões sobre um mundo diferente, que é determinado pela descoberta do autismo.

Livro de fácil leitura, para realizar dentro e fora de sala de aula, faz com que os alunos dos anos iniciais consigam enxergar, através do olhar da menina, o significado de possuir um irmão/anjo azul, claro que não devemos esquecer, ainda dentro do contexto educacional, as fases da vida de todos nós, representadas aqui pelas borboletas.

A autora trabalha, de forma lúdica e precisa, esse universo novo em que a menina se encontra, vale ressaltar sua ilustração, que também é um show a parte, muito contextualizada com a poesia e que deixa clara a relação que a menina possui com o cotidiano e com a terra.

Sem sombra de dúvidas, indico essa leitura, seja dentro ou fora do ambiente escolar, ainda mais nesse momento em que estamos próximos à mudança da estação.

Luciana Somazz é licenciada em Letras e Pedagogia – educadora a mais de 10 anos na rede particular e pública do Estado de São Paulo.

Recent Posts

Brasil tem crescimento expressivo de ataques contra a mulher e aumento da violência sexual

(imagem reprodução) A cada 24 horas, 12 mulheres, em média, são vítimas de violência em…

13 hours ago

Unicamp promove Oficina gratuita online com foco nas mulheres na ciência

(imagem divulgação ifgw) Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto de Física Gleb…

13 hours ago

Inscrições para cursos gratuito de palhaçaria, bambolê e malabarismo estão abertas

(foto leca ramos - divulgação) As inscrições para o curso gratuito “Circo em Jogo –…

14 hours ago

Coletivo de Mulheres Anelo e convidadas comemoram o 8 de março com jam session gratuita

Vih Mendes (foto cláudio alvim - divulgação) No próximo domingo (8), data em que se…

15 hours ago

Monólogo ‘Quando Falta o Ar’ leva ao palco a resistência feminina diante da opressão

(foto firmino piton - divulgação) O espetáculo "Quando Falta o Ar" será apresentado neste domingo,…

15 hours ago

Batuque na Cozinha começa com roda de samba aberta ao público

(foto fabiana ribeiro - divulgação) Campinas recebe, a partir deste sábado, 7 de março, o…

15 hours ago