Por Tulio Vianna
O STF por 5 votos a 3 está decidindo que o ensino religioso nas escolas públicas será confessional (uma espécie de catecismo financiado com dinheiro público).
O julgamento foi interrompido e deverá ser retomado na próxima quarta, 27/9.
3 ministros ainda faltam votar: Marco Aurélio, Celso Melo e Cármen Lúcia. Se qualquer um deles votar a favor do ensino confessional a questão estará decidida em desfavor do Estado Laico.
Mas a bola ainda está em jogo e é perfeitamente possível um placar de 6×5 favorável ao Estado Laico.
Mas fica uma questão: haverá alguma grande manifestação nacional, ainda que só na Internet, em favor do
Estado Laico? Ou vão todos assistirem calados?
Os direitos de homossexuais, transgêneros, mulheres, minorias religiosas e tantos outros são massacrados todos os dias pelo fundamentalismo religioso. Mas os movimentos LGBT sairão em defesa do Estado Laico?
Os movimentos feministas sairão em defesa do Estado Laico? As minorias religiosas sairão em defesa do Estado Laico? Algum partido que se diz de esquerda sairá em defesa do Estado Laico?
Vai haver ao menos alguns textões nas redes sociais em defesa do Estado Laico?
Ao menos uma meia dúzia de pessoas mudará suas fotos de perfil em defesa do Estado Laico? Ao menos uma hashtag no Twitter?
Porque até agora tudo que se viu foi um silêncio desolador dos movimentos sociais, como se nada estivesse acontecendo. E isso me assusta muito mais que o placar parcial de 5×3 no STF. (Do Facebook de Tulio Vianna)
Não é bem assim, Não só as associações ateias, mas os ateus em geral repudiam esse ato contra as minorias, tendo em vista que a religião ensinada na escola sera direcionada a favor dos conceitos de quem os ensinar…dentro das escola já se formam núcleos de alunos que frequentam igrejas e fazem arruaça tentam prejudicar quem não acredita na doutrina ensinada a eles e, ate mesmo, conta a ciência, algo comprovado!! A escola tem que ensinar apenas o que for comprovado, achismo, fé e etc, não devem ser propagados, senão onde lhes é de direito, seus templos e igrejas.
.
OBSCURANTISMO
.
Causam-me espanto
Tanta dor por todo canto
E os conflitos sociais
Que em constantes ciclos
Avançam e voltam ao início
Além dos tempos medievais.
.
Cresce o número de pessoas
Que nas praças apregoam
Conceitos da idade média
Cingindo-se do despautério
De usar como critérios
As suas tortas réguas.
.
Falam uma coisa e fazem outra
Têm muitos demônios na boca
E atrás de cada declaração
Escondem o afã secreto
De transformar em objeto
Quem lhes dá atenção.
.
Velhos livros velhas regras
Quem a elas se entrega
Mergulha no obscurantismo
Que de geração em geração
Tem servido de munição
Para o conservadorismo.
.
Eduardo de Paula Barreto
.