Ícone do site CartaCampinas

Concertos da Sinfônica reúnem mais de 200 artistas para homenagear Carlos Gomes

Cerca de 200 artistas estarão no palco do Teatro Castro Mendes sob regência do maestro Victor Hugo Toro para homenagear o compositor campineiro Carlos Gomes nos concertos deste final de semana.

As apresentações, na sexta e sábado, 15 e 16 de setembro, às 20h, irão reunir a Sinfônica de Campinas, Bandinha Cênica do Conservatório Carlos Gomes, Coral Meninos Cantores de Campinas, além dos vencedores do X Concurso Estímulo para Cantores Líricos. Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência do início dos espetáculos.

O repertório reúne árias de Carlos Gomes e a Cantata da Primavera, do também campineiro Orlando Fagnani, com letra de Léa Ziggiatti, que terá a participação da Bandinha Cênica e do grupo Meninos Cantores. Os nomes dos ganhadores do Concurso Lírico serão anunciados ao público durante os concertos.

O reconhecimento de Carlos Gomes (1836-1896) como um compositor significativo para a música brasileira não é recente. Sua produção é grande, assim como a pesquisa desenvolvida em torno de suas composições. Desde o sucesso de sua primeira ópera, A Noite do Castello, Dom Pedro teve a intenção de enviar o músico à Alemanha para desenvolver suas habilidades musicais. Apenas após o triunfo de Joana de Flandres, o compositor sentiu-se seguro para continuar seus estudos fora do país. Chegou então à Itália, em Milão, e iniciou seus estudos com professores particulares.

Com o sucesso da estreia de Il Guarany no Teatro alla Scala de Milão, um dos mais importantes espaços de performance operística mundial, o compositor recebeu seu diploma do conservatório da cidade. Viveu grande parte de sua vida na cidade italiana e conseguiu divulgar parte da cultura brasileira em uma cidade europeia. Talvez não pudesse recriar uma arte distante da música estruturada a partir de uma linguagem como a de Verdi e disseminar um olhar inteiramente nacionalista. Entretanto, pôde, a partir das ferramentas que possuía, dar visibilidade a uma cultura distante de um povo que se posicionou como centro cultural de produção musical operística e “isso é extremamente louvável”, observa o pesquisador Leonardo Augusto Cardoso de Oliveira.

Também natural de Campinas, Orlando Fagnani (1922-1977) trabalhou por 50 anos no Conservatório Carlos Gomes. Entre suas composições estão duas cantatas: a que será apresentada neste concerto e outra de Natal. Também compôs músicas para piano, canto coral, música de câmara e orquestra. Aos sete anos, inicia seus estudos musicais e durante sua trajetória profissional, apresentou-se em vários palcos, inclusive ao lado de Niza Tank. Sua Cantata da Primavera foi escrita em 1969 e a letra é de Léa Ziggiatti. A primavera, como o próprio título traz, é o mote da obra. Segundo o musicólogo Leonardo, “há uma tentativa de composição descritiva, que narra a transição do inverno para a primavera. Notamos desde momentos em que a estação é anunciada até sua celebração em sua chegada”.

A entrada é gratuita.

Programa

ANTONIO CARLOS GOMES (Campinas, 1836 – Belém, 1896)
Il Guarany – Protofonia

ORLANDO FAGNANI (Campinas, 1922 – Campinas, 1977)
Cantata da Primavera

ANTONIO CARLOS GOMES (Campinas, 1836 – Belém, 1896)
Colombo – Nell Isola
Lo Schiavo – Hino della Libertá
Lo Schiavo – Recitativo ed Aria – O ciel di Parahyba
Colombo – Recitativo ed Aria – Vittoria! Vittoria
Maria Tudor – Recitativo ed Aria – Ogni rumor di passi
Lo Schiavo – Recitativo ed Aria – All’istante partir di qui vorrei…Quando nascesti tu
Il Guarany – Recitativo ed Aria – Vanto io pur
Lo Schiavo – Recitativo ed Aria – Sospettano di me… Sogni d’amor
Salvator Rosa – Recitativo ed Aria – Il foglio io segneró… Di sposo di padre

Orquestra Sinfônica de Campinas
Victor Hugo Toro, regente
Bandinha Cênica do Conservatório Carlos Gomes
Coral Meninos Cantores de Campinas
Solistas vencedores do X Concurso Estímulo para Cantores Líricos
Quando:
sexta, 15 de setembro, 20h
sábado, 16 de setembro, 20h
Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas). Telefone (19) 3272-9359.
Entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência do início dos espetáculos.

Sair da versão mobile