Campinas registra primeiro caso de chikungunya contraído na própria cidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas divulgou hoje que foi registrado o primeiro caso autóctone – contraído na própria cidade – do vírus chikungunya. Campinas já registrou este ano 9 casos diagnosticados do vírus: o autóctone e outros oito, todos importados (contraídos fora da cidade). A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Durante todo o ano passado foram 13 casos. A doença é bastante grave e transmitida pelo Aedes Aegypti.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza, a paciente manifestou os sintomas em junho e ficou dez dias internada em um hospital particular, mas a confirmação do registro só foi feita recentemente pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. A mulher é vizinha de outra pessoa que veio da Bahia, já com a doença.

“A partir do momento em que o caso foi dado como suspeito, foi realizado rapidamente o bloqueio no bairro. Não encontramos nenhum outro caso depois dessa data. Nós consideramos o problema ali resolvido, mas fica o alerta à população: precisamos intensificar a remoção e eliminação dos criadouros do mosquito”, disse o secretário de Saúde.

Carmino de Souza informou que, em outubro, os mutirões serão retomados e também haverá uma capacitação dos profissionais da rede de saúde para a doença. “Nós temos que alertar a população que a chikungunya é a maior ameaça entre as arboviroses, muito mais que a dengue, que a zika e a febre amarela. É uma doença extremamente grave e impactante. O enfrentamento é não deixar o mosquito nascer”.

Os casos de dengue reduziram este ano: 105 notificações de dengue e 49 de zika, todas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Dores extremas

A chikungunya, de todas as arboviroses, é aquela que tem se mostrado a mais grave: na fase inicial há febre alta e, em alguns casos, nos Estados do Nordeste, têm levado à morte. Um segundo aspecto preocupante sobre a doença é que, de todas as arboviroses, a chikungunya é aquela que cronifica: os pacientes podem ficar meses e anos com dores extremas, incapacitando a pessoa.

“Essa condição causa enorme impacto no indivíduo e na saúde pública. Isso porque esses pacientes exigem cuidados em período longo, às vezes até o final da vida”, disse o secretário.

A diretora da Vigilância em Saúde, Andrea Von Zuben, explicou que os sintomas da chikungunya são parecidos com os da dengue e zika, mas são bem mais intensos como febre, manchas vermelhas na pele, coceira, dor de cabeça e fortes dores nas articulações.

“No caso da chikungunya, tudo é mais rápido, o potencial de transmissão é muito grande, muito mais que do dengue e da zika. Em muitos casos, em período curto de tempo”, comparou.

A diretora pediu que, em caso de sintomas, a pessoa deve procurar o mais rápido possível uma unidade de saúde. “Desse modo podemos agir rapidamente para não deixar a doença disseminar”, ressaltou. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Para contrapor Flávio, Lula precisa defender desbloqueio de acesso a praias privatizadas ilegalmente

(imagem reprodução) O presidente Lula tem feito muita coisa importante para os brasileiros em todo…

12 hours ago

Documentário Não Existe Almoço Grátis acompanha lideranças da cozinha solidária

(imagem divulgação) No dia 23 de outubro (sexta-feira), às 19h, o CineADu Especial encerra a…

12 hours ago

PUPA reúne performance e artes visuais na Sala dos Toninhos

(foto ju moretz - divulgação) O corpo como território de transformação. O casulo como lugar…

16 hours ago

Entre gestos e silêncios, Grupo Dançaberta percorre os ciclos da vida feminina em ‘Maré’

(foto josé maria - divulgação) O movimento das águas, a solidão e as mudanças que…

19 hours ago

Coral Zíper na Boca apresenta ‘Os Saltimbancos’ e ‘Wimbo Wa África’ no Convivência

(foto - divulgação) O Coral Unicamp Zíper na Boca apresenta o musical “Os Saltimbancos” e…

20 hours ago

Geraldo Alckmin participa de ato pela virada em Campinas nesta quarta-feira

(foto ricardo stuckert) A cinco dias do segundo turno, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará…

1 day ago