Núcleo Carochinha de Teatro apresenta espetáculo ‘Barba Azul’ no CIS Guanabara

O Núcleo formado por alunos e ex-alunos do curso de Artes Cênicas da Unicamp reestreia a peça Barba Azul nos próximos dias 18 e 19 de agosto, às 20h, e 20 de agosto, às 18h, no CIS Guanabara, em Campinas. O espetáculo, que estreou em dezembro de 2016, foi reformulado durante esses seis meses e, em um intensivo de duas semanas, o grupo ocupou o espaço do CIS Guanabara para ensaios.

O espetáculo traz para cena o conto de fadas Barba Azul, escrito pelos Irmãos Grimm no século XIX. Em diálogo com a atualidade, o Núcleo Carochinha de Teatro agregou outros materiais artísticos (a ópera de Béla Bartók: O Castelo de Barba Azul, o espetáculo de Pina Bausch, Barbe Bleue, e uma versão feminista do conto, escrita por Angela Carter, O quarto do Barba Azul) e criou uma dramaturgia própria que propõe debater a questão do feminino, a violência contra a mulher, o machismo e o feminicídio. “Sem sair da esfera fantástica que um conto de fadas carrega, a peça expõe temas bastante atuais e violentos. É através da sutileza, das metáforas e do fantasioso que o conto de fadas consegue colocar questões e foi essa nossa escolha cênica. A peça não é panfletária, mas ainda assim, expõe temas bastante contemporâneos”, diz a dramaturga Sofia Fransolin.

A escolha por apresentar em uma gare de trem também não é aleatória, o Núcleo busca explorar o espaço do CIS Guanabara das mais diversas formas, fazendo com que o público entre no castelo do Conde Barba Azul, aos poucos, junto com a protagonista da peça. A relação dos atores com o espaço é um dos pontos mais trabalhados nessa nova versão do espetáculo, mais madura e consciente de suas escolhas estéticas.

O grupo também foi contemplado pelo ProAC “Primeiras Obras”, programa do estado de São Paulo que financia projetos cênicos, o que possibilitará um tempo maior de trabalho e aperfeiçoamento do espetáculo Barba Azul.

Acompanhe a página do núcleo nas redes sociais. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sinopse:
Partindo do universo fantástico, registrado pelos Irmãos Grimm e da necessidade de ressignificar o mágico – abordando a violência originalmente contida neles – o grupo chega ao conto Barba Azul.
Cecília, uma jovem de apenas 17 anos, vivia com sua mãe e irmãs em uma pequena vila quando um dia um homem muito rico as visita e propõe a mão da menina em casamento. Defronte desse fato, sua vida muda totalmente, Cecília encontra, durante suas núpcias, a sombra desse homem, que outrora mostrava-se gentil e galante.

A partir deste material básico, agregamos referências do feminismo de Angela Carter em “O Quarto do Barba Azul”, do ballet “Barbe Bleue”, de Pina Bausch e da antológica ópera composta por Béla Bartók, “Le Château de Barbe-Bleue”. Em processo colaborativo, o grupo se apropria de texto, imagens, movimentações coreográficas para compor um exercício cênico em espaço semiaberto.

Ficha Técnica:
Direção: Julia Prudencio
Dramaturgia: Sofia Fransolin
Criação de Luz: Georgia Tavares e Karen Mezza
Figurino e cenografia: Núcleo Carochinha de Teatro
Fotografia: Maycon Soldan
Elenco: Alexandre Guidorizzi, Bruna Schroeder, Bruna Aquino, Karen Mezza, Julia Prudêncio, Sofia Fransolin e Victor Ferrari.

Espetáculo Barba Azul
Endereço: CIS Guanabara (R. Mario Siqueira, 829 – Botafogo, Campinas – SP, 13020-210)
Data: 18 e 19 de agosto às 20h e 20 de agosto às 18h.
Indicação Etária: 14 anos
Ingresso no chapéu (Retirar as senhas com uma hora de antecedência)

Recent Posts

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

19 minutes ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

22 minutes ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

41 minutes ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

50 minutes ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

24 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

1 day ago