Ivan Vilela apresenta repertório instrumental autoral e temas regionais caipiras

O compositor e violeiro Ivan Vilela se apresenta no Teatro do Sesc Campinas nesta quinta-feira (17) às 20h30. De jeito simples, natural do interior, o músico Ivan Vilela mostra sua grandeza em cada arranjo feito na viola caipira. Vilela é conhecido por dar um novo olhar à música instrumental brasileira, com sua técnica inovadora e influências da música regional. Pesquisador, ele deseja “que a viola seja vista como um instrumento universal”.

Neste show, o violeiro se apresenta ao lado de Ary Colares, na percussão, e Gilberto de Sylos, no contrabaixo acústico. O repertório é composto por composições autorais, além de interpretações de obras regionais caipiras.

Ivan Vilela iniciou a carreira artística aos 18 anos, ao fazer parte do Grupo Pedra e em seguida do Grupo Água Doce, em que tocava violão e fazia pesquisas a respeito das raízes da música mineira. Aos 19 decidiu que queria viver de música e desde então já realizou composições, produziu discos e participou de diversos trabalhos.
Apenas aos 30 anos, no entanto, a paixão pela viola surgiu, a partir de um trabalho de mestrado, que envolvia desenvolver uma ópera caipira a qual o compositor denominou “Cheiro de Mato e de Chão”. A partir deste feito, seu trabalho com a viola foi se desenvolvendo tanto no meio artístico como no meio acadêmico.

Atualmente o músico alcança patamares ainda maiores. Já foi indicado ao prêmio Sharp e recebeu o Prêmio Movimento da Música Popular Brasileira, entre muitas outras conquistas. Também se apresentou em países como França, Espanha, Itália e Portugal e se diz feliz com a recepção do povo estrangeiro ao instrumento não tão comum lá fora: “A sonoridade é muito diferente pra eles. E a maneira como eu toco, que têm influências da nossa cultura, também é diferente… a resposta foi sempre muito curiosa”, conta.

E para quem busca saber quem é o Ivan por trás da viola, ele mesmo descreve… “um moço do interior de Minas Gerais, muito curioso com as novidades do mundo, mas com os pés bem fincados nas raízes e com muito orgulho dessas raízes. Um Ivan interessado em pesquisar mais da cultura brasileira para entender mais de si próprio. Uma pessoa que está buscando um caminho próprio”, conclui.

Os ingressos para o show variam entre R$ 5 e R$ 17 e estão à venda pelo Portal do Sesc ou nas Unidades. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Comédia iraniana premiada em Veneza traz duas histórias de amor em paralelo

A última exibição de 2026 da Sessão de Cinema Reserva Imovision na ADunicamp acontece no…

20 hours ago

Derrota de Trump abre caminho para extradição de bolsonaristas que fugiram da Justiça

(imagem divulgação) O Partido Democrata conquistou o controle das duas Casas do Congresso dos Estados…

21 hours ago

Fotógrafo Sérgio Poroger lança livro que percorre cinemas de rua ao redor do mundo

Fotos de Sérgio Poroger no livro "Entresalas" (divulgação) A Galeria Foto Ponto recebe o jornalista…

22 hours ago

Guitarra elétrica e orquestra dividem o palco no Encontro de Música Contemporânea da OSU

(foto marilia vasconcellos - divulgação) A guitarra elétrica em diálogo com a orquestra, a música…

23 hours ago

Espetáculo da Mostra Geral de Teatro transporta o mito de Édipo para os tempos atuais

(foto edgar machado - divulgação) O Teatro de Arte e Ofício recebe nesta quinta-feira, 5…

23 hours ago

Paulo Betti retorna aos palcos de Campinas com sua ‘Autobiografia Autorizada’

(foto mauro khouri - divulgação) As lembranças de uma infância no interior paulista, as histórias…

2 days ago