Os músicos, que receberam influência de grandes nomes do cenário nacional e do jazz, como Tom Jobim, Chico Buarque, César Camargo Mariano, Bill Evans, Baden Powell e Pat Metheny apresentam, neste trabalho, composições que revelam a face autoral do duo e que foram arranjadas durante viagens a diferentes destinos, realizadas para a concepção do álbum e que serviram como inspiração para a música que queriam produzir.
A apresentação faz parte do projeto Duo Vipi através do ProAC e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas. O objetivo principal do projeto é o enriquecimento da música instrumental brasileira, fazendo com que ela seja acessível aos mais variados públicos.
O primeiro trabalho do Duo Vipi, o álbum “Antônio Brasileiro – um tributo a Tom Jobim” (2009), gravado de forma independente, já demonstra a estética autêntica de interpretação e arranjos dos músicos, que fazem da improvisação, tirada do jazz, o ponto chave de criação. “Esse exercício de criação espontânea é utilizado como unidade artística do duo e faz com que cada apresentação seja única e imprevisível. O ouvinte é levado a diferentes planos temáticos a cada execução, e isso exige do músico uma aptidão de contador de histórias”, comenta Guilherme Vieira.
O duo foi formado em Campinas em 2007 e já se apresentou em diversas casas de música ao vivo e jazz da cidade e região. Os músicos também participaram de eventos no SESC Campinas, de projetos musicais de prefeituras do Estado de São Paulo, festivais de canção popular em várias cidades do Brasil e também gravaram trilhas sonoras para filmes e curtas-metragens. Outro recurso que a dupla usa nas apresentações é misturar música com poesia. A iniciativa já contou com a parceria dos poetas Guto Leite, Rafa Carvalho e Heyk Pimenta. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Local: Centro de Convivência Cultural de Campinas “Carlos Gomes”
Data: 19 de agosto
Horário: 10h
Endereço: Praça Imprensa Fluminense, s/nº – Centro
Evento gratuito
A última exibição de 2026 da Sessão de Cinema Reserva Imovision na ADunicamp acontece no…
(imagem divulgação) O Partido Democrata conquistou o controle das duas Casas do Congresso dos Estados…
Fotos de Sérgio Poroger no livro "Entresalas" (divulgação) A Galeria Foto Ponto recebe o jornalista…
(foto marilia vasconcellos - divulgação) A guitarra elétrica em diálogo com a orquestra, a música…
(foto edgar machado - divulgação) O Teatro de Arte e Ofício recebe nesta quinta-feira, 5…
(foto mauro khouri - divulgação) As lembranças de uma infância no interior paulista, as histórias…