Categories: Geral

Duo Vipi realiza show de jazz na Feira de Artesanato do Centro de Convivência

No próximo sábado, 19, às 10h, acontece na Feira de Artesanato do Centro de Convivência, em Campinas, um show de jazz com o Duo Vipi. Formado pelos músicos Guilherme Vieira (violão) e Thiago Lourenço (piano), os músicos tocarão composições do jazz do seu último álbum “Maracutando”. A apresentação conta com composições instrumentais embaladas pelos ritmos brasileiros e pela improvisação.

Os músicos, que receberam influência de grandes nomes do cenário nacional e do jazz, como Tom Jobim, Chico Buarque, César Camargo Mariano, Bill Evans, Baden Powell e Pat Metheny apresentam, neste trabalho, composições que revelam a face autoral do duo e que foram arranjadas durante viagens a diferentes destinos, realizadas para a concepção do álbum e que serviram como inspiração para a música que queriam produzir.

A apresentação faz parte do projeto Duo Vipi através do ProAC e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas. O objetivo principal do projeto é o enriquecimento da música instrumental brasileira, fazendo com que ela seja acessível aos mais variados públicos.

O primeiro trabalho do Duo Vipi, o álbum “Antônio Brasileiro – um tributo a Tom Jobim” (2009), gravado de forma independente, já demonstra a estética autêntica de interpretação e arranjos dos músicos, que fazem da improvisação, tirada do jazz, o ponto chave de criação. “Esse exercício de criação espontânea é utilizado como unidade artística do duo e faz com que cada apresentação seja única e imprevisível. O ouvinte é levado a diferentes planos temáticos a cada execução, e isso exige do músico uma aptidão de contador de histórias”, comenta Guilherme Vieira.

O duo foi formado em Campinas em 2007 e já se apresentou em diversas casas de música ao vivo e jazz da cidade e região. Os músicos também participaram de eventos no SESC Campinas, de projetos musicais de prefeituras do Estado de São Paulo, festivais de canção popular em várias cidades do Brasil e também gravaram trilhas sonoras para filmes e curtas-metragens. Outro recurso que a dupla usa nas apresentações é misturar música com poesia. A iniciativa já contou com a parceria dos poetas Guto Leite, Rafa Carvalho e Heyk Pimenta. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Local: Centro de Convivência Cultural de Campinas “Carlos Gomes”
Data: 19 de agosto
Horário: 10h
Endereço: Praça Imprensa Fluminense, s/nº – Centro
Evento gratuito

Cultura Carta

Recent Posts

Fátima Guedes apresenta sua trajetória em show gratuito com Léo Ferrarini

(imagem divulgação) Na próxima quinta-feira, 24 de setembro, às 19h30, a ADunicamp e o Palco…

18 hours ago

Minicurso online explora o prazer feminino da leitura na arte e na literatura

Federico Faruffini, A leitora, 1874-1875 Nos meses de outubro e novembro, às terças-feiras (20 e…

1 day ago

Cineclube da ADunicamp exibe a comédia francesa A Fratura, de Catherine Corsini

(imagem divulgação) A próxima exibição da Sessão de Cinema Reserva Imovision na ADunicamp acontece no…

1 day ago

Circuito Dança reúne programação com seis espetáculos gratuitos em vários pontos da cidade

(foto marcelo verdial - divulgação) Campinas recebe, de 19 a 25 de setembro, o Circuito…

2 days ago

Entre a literatura e o crime, ‘Osmo’ volta ao palco em duas apresentações no Barracão

(foto divulgação) Um personagem que escreve a própria história enquanto transforma o assassinato em uma…

2 days ago

Eduardo Bolsonaro defende abertamente um golpe de Estado com apoio dos EUA

(foto lula marques ag brasil) O deputado cassado e foragido Eduardo Bolsonaro (PL) defendeu um…

2 days ago