O ranking da publicação britânica Times Higher Education (THE), que colocou a Unicamp na frente da USP (Universidade de São Paulo) como a melhor Universidade da América Latina, também mostrou que as universidades particulares brasileiras estão entre as piores das Américas.
A PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), por exemplo, não aparece entre as 81 universidades presentes no ranking, assim como qualquer outra universidade particular de Campinas. O ranking foi divulgado nesta quinta-feira (20). Esta é a segunda edição da Times Higher Education Latin America.
Entre as 81 do ranking, poucas são universidades particulares brasileiras. As melhores universidades continuam sendo as universidades públicas, seja federal ou estadual. O Brasil tem 2.090 universidades privadas e apenas três aparecem entre as 50 melhores. Já entre as públicas, o país tem apenas 301 e, destas, 15 estão entre as 50 melhores.
As três exceções são a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) ocupa a 9ª posição geral e fica atrás de 4 brasileiras; a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) ocupa a 16ª posição, atrás de 8 universidades públicas e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, que está quase no final da lista das 50 melhores. (Veja quadro abaixo)
A Times Higher Education Latin America avaliou 81 universidades latino-americanas. A análise foi feita com base os mesmos critérios do THE World University Rankings, mas com ajustes para refletir melhor as características das instituições da região.
O ranking usou 13 indicadores de desempenho nos segmentos de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e grau de internacionalização. Os critérios gerais são: ensino, pesquisa, citações, perspectiva internacional e renda vinda da indústria.
Privataria. Bom pra quem? Juntando tudo que foi privatizado no país dá uma imensa patifaria e prejuízo para o país e para os cidadãos.
Haroldo, poderíamos publicar seu comentário. Mas este tipo de comentário só é analisado com total identificação do autor, com nome completo, página pessoal verdadeira e com fotografias do autor. Isso não significa que o comentário será aprovado, mas analisado. A fotografia do autor desse tipo de comentário poderá ser colocada ao lado do comentário, caso seja publicado.
Ninguém fala nada da Puc Campinas para não desvalorizar o próprio diploma. Mas se fosse feito um estudo sério, gostaria de saber qual a porcentagem de formados que atuam na área, principalmente dos cursos de Comunicação. Ah. Sim. Vão dizer que o mercado está saturado etc, etc. Acho até que deveria ter um sistema de “devolvo seu dinheiro” se não conseguir atuar na área… Dá dó de quem investe acreditando na qualidade e seriedade. Mas quem tem coragem de falar sobre a Pucc?
Saludos muy importante esta informacion,la Universidad federal de Pernambuco considero que es una excelente Universidad y no esta en la lista,des Ecuador
Me perdoem mas vocês estão divulgando uma notícias muito errada. Eu, pessoalmente, não acredito nesses rankings que nem mostram quais os critérios. Pelos critérios do MEC, que são os internacionalmente aceitos, a UFRGS é a melhor entre as federais e pir divetsos anos. E onde ela está aí? Dá para confiar? Não! E entre as particulates, universidades como a Unisinos, considerada como uma de grande nível não aparecer? Não acham que tem algo errado?
Mas o governo Bolsonaro quer fazer com que todas as universidades sejam particulares. Há uma máfia de interesses escusos por trás disso. Simples assim.
Vão ver piorar mesmo, é com essa enxurrada de cursos a distância…