Temporada teatral na Sala dos Toninhos recebe dois espetáculos infantojuvenis

De 13 a 16 de julho, sempre às 16h, a Sala dos Toninhos, localizada na Estação Cultura, receberá dois espetáculos infantojuvenis de grupos de Campinas que tratam de temas ligados à educação. Nos dias 13 e 14, quinta e sexta, será apresentada a peça “O Castelo de Mulumi”, da Cia Fio de Chuva de Teatro. Já no sábado e no domingo, 15 e 16, a Damião e Cia de Teatro interpreta “Estrela da Madrugada”.

As temporadas teatrais da Sala dos Toninhos fazem parte do projeto Laboratório de Produção Cultural e são promovidas pela Rede Usina Geradora que atua em gestão compartilhada com a Prefeitura Municipal de Campinas por meio da Secretaria de Cultura.

“O Castelo de Mulumi” conta a história de um rei que, após mil anos no poder, pode perder o trono no dia de seu aniversário. Seus desejos, medos e reflexões influenciam a vida dos dois únicos súditos deste castelo: um menino de 12 anos, que é obrigado pelo rei a trabalhar sem parar, e uma assombração, domesticada e muito atrapalhada, que tem dificuldades em aprender.

A história parte do menino Piretsim, o súdito de apenas 12 anos de idade e com um grande potencial para rei. O rei velho, símbolo da velha educação, retrógrada, autoritária e hierárquica, é substituído pelo menino que, cheio de vida e renovação, representa a nova Educação, aberta ao diálogo e em consonância com o dinamismo da nova sociedade.

Fundada em 2011 e com sede em Campinas, a Cia. Fio de Chuva de Teatro busca levar arte às mais diversas regiões através de uma linguagem sensível e lúdica, oportunizando o acesso à cultura a todas as classes sociais. Formada por um grupo de atrizes e atores com vasta experiência artística e pedagógica, a Cia desenvolve espetáculos cênicos e projetos de arte-educação em escolas, ONGs ou domicílio. As ações educativas do grupo se concretizam através de aulas personalizadas (individuais ou em grupo), contações de histórias, cursos e oficinas de teatro, circo, dança e demais linguagens artísticas.

Em “Estrela da Madrugada”, o público assistirá a história de Finória e Franzino, duas crianças do quarto ano que, sob a pressão de estarem de recuperação, iniciam uma aventura para irem bem nas provas. Ao invés de estudar, a dupla resolve investigar uma lenda comum entre os alunos mais velhos: a poção do conhecimento instantâneo, escondida na biblioteca e que torna inteligente qualquer um que bebê-la. Para pegar a poção, no entanto, Franzino e Finória terão que passar pelo espírito de sua criadora, a terrível e misteriosa Estrela da Madrugada.

A partir de uma encenação farsesca e cômica, a Damião e Cia. de Teatro trata de temas da educação e da infância, como o bullying, e busca ressaltar que o conhecimento está presente não só na sala de aula, mas também nas experiências e nas relações interpessoais.

A Damião e Cia de Teatro é um grupo de pesquisa e criação em teatro de rua, formado por alunos egressos do curso de Artes Cênicas da Unicamp. Desde 2012 fundamenta seu trabalho a partir de três eixos: a rua como espaço de expressão artística e política; as manifestações tradicionais brasileiras, entendidas como uma importante expressão da memória cultural coletiva de nossa identidade; e as referências urbanas, da indústria cultural e das novas mídias, sejam as músicas mais tocadas na rádio ou a linguagem revolucionária dos memes. Assim, a Companhia busca uma forma própria de expressão cômica – híbrida e porosa – e de interação com o público, batizada de “estética da bagaceira”.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação

Espetáculo “O Castelo de Mulumi”
Com a Cia Fio de Chuva de Teatro
Direção: Bruna Lopes. Texto: Jurandyr Pereira
Elenco: Brenda Avelino, Bruna Lopes, Pâmella Villanova e Rafael Barzagli
Quando: quinta (13/07) e sexta (14/07) às 16h
Duração: 70 min
Faixa etária indicada: crianças a partir de 3 anos, jovens e adultos

Espetáculo “Estrela da Madrugada”
Com Damião e Cia de Teatro
Direção: Mario Santana.
Texto: o grupo
Elenco: André Sun, Bruna Recchia, Cadu Ramos, Pamela Leoni, Rafael D’Alessandro e Rodrigo Nasser
Quando: sábado (15/07) e domingo (16/07) às 16h
Classificação: Livre

Temporada Sala dos Toninhos / Estação Cultura
Local: Sala dos Toninhos / Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro. Campinas).
Entrada gratuita
Estacionamento gratuito com acesso pela Rua Francisco Teodoro, 1.050, Vila Industrial.

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

7 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

14 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

24 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago