Ícone do site CartaCampinas

Ônibus elétrico produzido em Campinas fará parte da frota da capital paulista

Um ônibus elétrico fabricado no Brasil em parceria com empresa chinesa instalada em Campinas foi apresentado nesta sexta-feira pela prefeitura de São Paulo.

O ônibus elétrico, alimentado por baterias, tem capacidade para transportar 84 passageiros e com até 300 quilômetros de autonomia.

As baterias são de fosfato de ferro e levam de quatro a cinco horas para serem carregadas. A linha em que o ônibus circulará ainda não foi definida e a previsão é a de que o veículo entre em operação até o dia 31 de julho, após passar por fiscalizações feitas pela SPTrans (São Paulo Transporte – empresa que faz a gestão do transporte público na capital paulista).

O ônibus têm ainda motores elétricos embutidos nas rodas e sistemas auxiliares hidráulicos e pneumáticos, integrados por meio de uma rede de controle. Esse mecanismo faz com que, em aceleração, o sistema consuma energia das baterias tradicionais e nos momentos de frenagem o sistema de tração transforme a energia dessas baterias em energia elétrica, que fica armazenada nas mesmas baterias.

O veículo foi totalmente construído no Brasil. O chassi é feito pela empresa chinesa BYD, que instalou uma fábrica em Campinas (SP) há dois anos em meio. A carroceria é da Caio, que também funciona no interior de São Paulo. A capacidade de produção anual da BYD é de 400 carros por ano. (Agência Brasil; edição Carta Campinas

Sair da versão mobile