Planetas, estrelas e outros corpos celestes são tema de curso gratuito no MACC

De 3 a 7 de julho, no Museu Arte Contemporânea de Campinas, os planetas, satélites, estrelas, nebulosas e outros corpos celestes serão tema do curso “Fundamentos de Astronomia e Astrofísica”, que será ministrado pelo físico Júlio Penereiro.

A ideia é proporcionar o desenvolvimento de conceitos astronômicos e o embasamento necessário para entender o universo. No conteúdo, as diferenças dos corpos celestes, as leis presentes nos fenômenos (tipos de movimentos dos astros, eclipses, conjunções, emissões de energias, dentre outros) e o uso de equipamentos ópticos (binóculos, telescópios refratores e refletores, fotografias astronômicas, fotometria e espectroscopia).

O físico Júlio Penereiro atua no Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini. É professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação na área de ciências exatas do Ceatec/PUC Campinas. Graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado e doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Física de Partículas pela Unicamp. Tem experiência na área de Física Básica e Experimental, Astronomia e Astrofísica e Meio Ambiente. Trabalha com temas relacionados ao ensino de ciências, com ênfase na Física Básica, Matemática e na Astronomia.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Secretaria de Cultura, pelo telefone (19) 2116-0524. O curso, com participação gratuita, oferece 30 vagas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Curso “Fundamentos de Astronomia e Astrofísica”

Ministrado pelo físico Júlio Penereiro
Quando: 3 a 7 de julho, das 19h às 21h
Onde: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) Av. Avenida Benjamin Constant, nº 1.633. Centro. Campinas. No último dia, 7 de julho, a aula será no Observatório Municipal Jean Nicolini. Distrito de Joaquim Egídio)
Inscrições abertas pelo telefone (19) 2116-0524

Recent Posts

Mzcejà Tåbëbo Orquestra faz show gratuito em Campinas no feriado

(foto carol valentim - divulgação) A Mzcejà Tåbëbo Orquestra chega ao Sesc Campinas com um…

15 hours ago

Projeto Vagão ocupa a Estação Cultura com exposição, performances, oficinas e visitas guiadas

(foto divulgação) O projeto Laboratório Móvel de Pesquisa – Vagão ocupa a Estação Cultura de…

19 hours ago

Palestra com a pesquisadora Iara Lis retoma o conceito de luz em Hercule Florence

A pesquisadora Iara Lis Franco Schiavinatto(foto Gisele Bertinato - divulgação) O Núcleo de Fotografia de…

24 hours ago

Maioria dos empresários que apoiou a Ditadura era descendente de escravocratas

Operários em greve na ditadura (imagem memorial da democracia) .Por Eliane Gonçalves e Sumaia Villela…

2 days ago

Exército insiste na venda de área de importância ambiental que já foi barrada pela Justiça

(imagem reprodução) O Exército Brasileiro voltou a colocar à venda uma área ambiental importante cuja…

2 days ago

População de São Paulo paga financeiramente pelo despreparo e violência da polícia

(foto paulo guereta - gov sp) Os crimes cometidos pela Polícia de São Paulo contra…

2 days ago