Já estão abertas, até 18 de julho, as inscrições para o Prêmio Jabuti deste ano para livros editados em 2016.
O autor da obra vencedora em primeiro lugar de cada categoria receberá, além do troféu Jabuti, um prêmio no valor de R$ 3,5 mil, exceto a categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior.
O Prêmio terá 29 categorias: Adaptação; Capa; Biografia; Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Contos e Crônicas; Didático e Paradidático; Direito; Educação e Pedagogia; Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer; Engenharias, Tecnologias e Informática; Gastronomia; História em Quadrinhos; Ilustração; Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil; Infantil; Infantil Digital; Juvenil; Livro Brasileiro Publicado no Exterior; Poesia; Projeto Gráfico; Psicologia, Psicanálise e Comportamento; Romance; Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas; e, Tradução.
Há também a categoria Comunicação, Documentário e Reportagem que se caracteriza por obras compostas por pesquisas, ensaios, textos profissionais, acadêmicos ou científicos voltados para temas relacionados à área. A premiação é realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Veja link.
Neste ano, integram o Conselho de Curadores: Eduardo Jardim, filósofo, professor, autor, vencedor do Livro do Ano de 2016; Jair Marcatti, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e coordenador do Observatório de Economia Criativa da mesma instituição; Luis Carlos de Menezes, professor sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, Coordenador Acadêmico da Faculdade SESI/SP de Educação e integrante do conselho do Prêmio Jabuti desde 2013 e Pedro Almeida, publisher, jornalista, professor de Literatura e integrante do conselho do Prêmio Jabuti desde 2016.