Em pleno século 21, Câmara de Campinas faz debate público sobre falta de creche

O que deveria ser um tema do passado, em pleno século 21, a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Campinas realiza na próxima sexta-feira (23) uma escuta social sobre a falta de vagas nas creches de Campinas.

Dados oficiais apontam que atualmente, em Campinas, existe um deficit aproximado de 7,5 mil vagas. “A situação é alvo de um inquérito civil no MP da 33a promotoria que apura tanto a superlotação quanto a falta de vagas nas creches na cidade”, diz o vereador Gustavo Petta, presidente da Comissão.

Ele lembra que Campinas foi condenada no ano passado a pagar uma multa de mais de R$ 5 milhões por não garantir creche a todas as crianças de 0 a 6 anos de idade. “A falta de vagas em creches é uma grave violação aos direitos das crianças. É obrigação do município garantir a matrícula e a permanência das crianças nas creches e pré-escolas. Trata-se de um direito constitucional”, frisa.

Segundo a Defensoria Pública do Estado, o número de processos por falta de vagas nas creches de Campinas cresce a cada ano. Nos primeiros quatro meses de 2017 foram feitas 1.441 solicitações de vagas por via judicial na defensoria, 63 a mais do que no mesmo período de 2016. O evento será aberto a todos os interessados.

O evento, que acontece das 8h30 às 12h no Plenarinho da Câmara Municipal, será realizado em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo, a Defensoria Pública, a Secretaria de Educação, o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal de Educação e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Serviço
Escuta Social – Educação Infantil em Foco.
23/6 (sexta), às 8h30.
Câmara Municipal de Campinas (Av. Eng. Roberto Mange, 66, Ponte Preta).
Entrada franca.

Recent Posts

João Machado, o fotógrafo do sertão, apresenta seu trabalho autoral em bate-papo no NuFCa

(fotos joão machado) Na próxima quinta-feira, 23 de abril, às 20h, o Núcleo de Fotografia…

16 hours ago

Roda com o Clube de Campinas e convidados comemora o Dia Nacional do Choro

(foto marcia piccin - divulgação) O Dia Nacional do Choro é comemorado nesta quinta-feira, 23…

20 hours ago

‘Brace’, do coreógrafo e bailarino moçambicano Edivaldo Ernesto, chega a Campinas

(foto acervo pessoal) O Teatro do Sesc Campinas recebe nesta quarta-feira, dia 22 de abril,…

21 hours ago

Festival celebra a criatividade e a inovação que nascem nas periferias

(foto leo souza - divulgação) Campinas recebe nesta terça-feira, 21 de abril, a quarta edição…

22 hours ago

Crise do governo neoliberal de Javier Milei faz argentinos comerem carne de burro

(imagens reprodução vídeo) Para contornar a crise econômica e a concentração de renda provocada pelo…

23 hours ago

Governo Tarcísio não sabe onde estão R$ 23 milhões em material esportivo

(foto paulo guereta - gov sp) Um levantamento feito a pedido do Tribunal de Contas…

2 days ago