No sábado, 20, às 20h, será a vez de “Artaud Mentado” – uma seleção de textos e cartas do ator, poeta e escritor francês Antonin Artaud -, com o elenco da Benditos Calvos, da Escola de Artes Augusto Boal. No domingo, 21, às 18h, a Cia. Athaurfa, também da Escola de Artes Augusto Boal, faz uma crítica à sociedade contemporânea a partir do estudo da obra teórica de Bertolt Brecht em “Ai de ti”.
Para encerrar a programação, no domingo, após o espetáculo, a Sala dos Toninhos realizará uma confraternização entre os artistas e o público num ambiente mais descontraído, a tradicional festa “Celebrando o Outro Lado”.
A Sala dos Toninhos está localizada na Estação Cultura de Campinas e conta com 80 lugares. Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência ao espetáculo e cobrados ao final do mesmo no chapéu (contribuição espontânea).
As montagens na Sala dos Toninhos acontecem sempre nos terceiros finais de semana de cada mês e fazem parte do projeto Laboratório de Produção Cultural promovidas pela Rede Usina Geradora, que atua em gestão compartilhada com a Escola Municipal de Cultura e Arte. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Veja abaixo mais detalhes da programação:
PERDOA-ME POR ME TRAÍRES – Cia ECO / Teatro Escola Macunaíma
Glorinha, uma jovem órfã, criada pelo tio manipulador e pela tia louca, vive dividida entre se entregar aos desejos da adolescência ou obedecer às regras ditadas pelo tio conservador. Com a ajuda de sua melhor amiga, descobre um novo mundo na casa da cafetina Madame Luba, o que desencadeará na revelação de segredos familiares do passado, mudando o rumo de sua vida para sempre e a obrigando a tomar difíceis decisões. Esta é a terceira montagem do grupo que tem origem no Teatro Escola Macunaíma.
Espetáculo: Perdoa-me por me traíres / Autor: Nelson Rodrigues / Grupo: Cia ECO / Direção: Rodrigo Polla / Indicação: 14 anos / 75 minutos.(Sábado, 20/05, às 20h)
ARTAUD MENTADO – Benditos Calvos / Escola de Artes Augusto Boal
O grupo teve seu início junto ao curso de Formação profissionalizante em Artes Cênicas da Escola de Artes Augusto Boal e essa é a sua terceira montagem. O espetáculo Artaud Mentado trás uma seleção de textos e cartas do ator, poeta e dramaturgo francês Antonin Artaud, onde problematiza o ato da criação poética, a gênese e a formalização do pensamento; desta forma, por meio de seus destinatários, comunica seu tormento de poeta com toda a sociedade.
Espetáculo: Artaud Mentado / Grupo: Benditos Calvos / Direção: Gisele Jorgetti / Indicação: 14 anos / 60 minutos.(Domingo, 21/05, às 18h)
AI DE TÍ – Cia Athaurfa / Escola de Artes Augusto Boal
A companhia surgiu no curso de Arte Dramática da Escola de Artes Augusto Boal, em Hortolândia, e em seu espetáculo Ai de Tí traz questionamentos que nos mobilizam: O homem ajuda o homem? Por que há guerra? Por que há disputa de poder? Falta de empatia?
Uma crítica a atual realidade social, a partir do estudo da obra teórica de Bertolt Brecht; apresenta cenas ressignificadas de acontecimentos reais observados pelos próprios atores em seus cotidianos e entrecortadas por falas de Brecht, que, sem efeitos cenográficos, foca a politização das cenas, expondo as regras do jogo teatral, centradas nos atores e na música.
Espetáculo: Ai de Tí / Cia Athaurfa / Direção: Gisele Jorgetti / Indicação: 14 anos / 60 minutos.
Temporada Sala dos Toninhos / Estação Cultura
Local: Sala dos Toninhos / Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos” – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro
Estacionamento gratuito com acesso pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial
Retirada de senhas 1h antes do espetáculo.
Ingressos no chapéu (contribuição voluntária).
OBS: Em caso de chuva forte os espetáculos poderão ser cancelados.
Entrada gratuita