Mostra ‘Geografias Internas’ reúne 23 desenhos da artista Eni Ilis

A mostra “Geografias Internas”, da artista Eni Ilis, reúne 23 desenhos inéditos realizados com caneta esferográfica sobre papel cartão e pode ser vista no espaço do Centro de Ciências, Letras e Artes, de Campinas (CCLA) até o dia 23 de junho. A abertura da mostra acontece no próximo dia 1º de junho. A exposição tem curadoria do artista plástico João Bosco.

Eni Ilis é artista autodidata, com participações em mostras da região.

“Em Eni Ilis, percebemos que a força de seu traçado e de suas linhas reside não na pressão desmedida do lápis, como poderíamos pensar ao falarmos de força, mas, na delicadeza e no domínio com que trabalha esta ferramenta tão pouco utilizada em tempos de computadores, celulares, tablets, redes sociais. É neste suave controle, de uma disciplina rigorosa, que sua linha flui leve, porém intensa, forte, em um desenho que demonstra a sua segurança ao fazer. Seu desenho corre sem hesitar e se se retém, em algum momento, é apenas para demonstrar de forma mais incisiva o que já se sabe.

Uma espécie de parada para reforçar o que se quer afirmar, como quem diz: ei, é isto mesmo que você está vendo?! As linhas de Eni nos provocam e conduzem para dentro de seu universo onírico, mitológico, fabuloso e por que não dizer surreal? Constrói uma realidade suspensa, que nos faz questionar a nossa própria realidade.

Ao longo da história da humanidade e consequentemente da arte, dos gregos, aos egípcios, passando pelos povos do oriente médio aos povos da Ásia, ou ainda seguindo a trilha deixada pela cultura greco-romana; de Platão à Vasari; vários foram os autores que se ocuparam e discorreram sobre a maravilha do ato de perceber e fazer arte, e neste caso, o ato de desenhar. As conjecturas advindas desta ação, em geral, eram consideradas, e ainda são de alguma maneira, como uma forma para se materializar nosso entendimento do mundo. Basta para isto entendermos o desenho como um canal ou meio para a construção de uma realidade possível, utópica por vezes, mas, capaz de gerar conhecimento e transformar o mundo real.

É conhecida a ideia de Leonardo da Vinci que, em seus escritos, avisa-nos que o desenho é pertencente ao campo do mental, portanto, razão. Porém, sabemos hoje por meio de autores contemporâneos e igualmente estudiosos deste assunto, que sua complexidade em materialização se dá por caminhos nem sempre precisos. Como chega até nós, como se configura e se materializa; se é por meio de sonhos, em um mundo sutil e subconsciente, ou por auxílio de facilidades tecnológicas; ou quem sabe, fruto de intensa procura e observação, embasado em sólidas referências e por um estudo rigoroso da forma; há os que defendem uma concepção metódica, por meio de regras e há também os que romperam com estes métodos desde o modernismo, adotando para si a abolição total de regras a serem seguidas.

Seja como for, o trabalho de Eni revela muito mais de nosso mundo, mesmo quando discute algo íntimo, pessoal. É que temos características universais, humanas, dores, medos, amores, alegrias, tristezas, uma infinidade de sentimentos e sensações. E ainda que Eni recorra apenas ao seu universo pessoal, quando fala de si, fala de todos nós. Portanto, seu desenho se torna um exercício de meditação e introspecção coletiva”.

Guarulhos, 30 de dezembro de 2015
Alexandre Gomes Vilas Boas, artista errante insistente

Exposição: Geografias Internas (Eni Ilis)
Curadoria: João Bosco
Abertura: 01/06/17
Período da mostra: 01/06 até 23/06 de 2017
Das 14h às 17h
Entrada gratuita
Endereço: Rua Bernardino de Campos, 989 – centro

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

10 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

16 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago