Gilmar Mendes, flagrado em grampo com Aécio, quer brecha para anular delação da JBS

O ministro STF, Gilmar Mendes, flagrado em grampo com Aécio Neves (PSDB) na delação da JBS, quer agora abrir um brecha que permita anular a delação, beneficiando a si próprio.

No áudio da delação, o ministro Gilmar Mendes aparece atuando para influenciar votação no Senado Federal em conjunto com Aécio Neves (PSDB), o senador que recebeu malas de dinheiro da JBS, segundo a delação. O Jornal Nacional da Rede Globo escondeu essa passagem do Ministro na cobertura sobre o tema.

Pelo áudio das conversas, o ministro do Supremo deveria estar sob investigação, mas é paparicado pela grande mídia que lhe dá espaço. A imprensa também revelou que a família de Gilmar Mendes vende gado para a JBS, tendo interesses diretos na investigação, o que deveria impedi-lo de julgar o caso.

Em declaração ao jornal Valor, que a aceita sem qualquer questionamento, Mendes quer que a delação feita pelo Ministro Edson Fachin seja avaliada pelo plenário e, com isso, possa ser anulada.

O ministro Luís Roberto Barroso, também do Supremo Tribunal Federal, saiu em defesa de seu colega, Edson Fachin, afirmando que ele está envolto em pressões e que “Fachin precisa de proteção institucional”.

“A verdade é que um país não pode ir mudando o Direito conforme o réu. Isso não é um Estado de direito, é um Estado de compadrio. Portanto, o Direito tem que ser único e valer para todo mundo. O poder, inclusive o Judiciário, tem que ser um instrumento para fazer o bem e a Justiça. Não pode ser uma forma de ajudar os amigos e perseguir os inimigos”, disse o ministro.

Mas a pressão parece sair de dentro do próprio STF.  Segundo o jornal Valor, na argumentação de Gilmar Mendes, “apesar de a lei prever que a homologação cabe ao juiz, no caso dos tribunais ‘o juiz é o próprio órgão’ – portanto, o tema deve ser referendado pelos demais ministros”. Inacreditável. “O juiz é o próprio órgão” parece uma tentativa de enquadrar o ministro Fachin. Veja mais uma pérola de Gilmar Mendes.

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

10 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

17 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago