5ª Jornada Sabuká Kariri Xocó realiza Roda de Conversa na Estação Cultura

O Grupo Indígena Sabuká – Kariri Xocó-AL, a Rede de Apoio Kariri-Xocó em Campinas com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Campinas e outros coletivos, convidam à todas e todos para participarem da Roda de Conversa: Culturas Indígenas – Uma Outra Visão de Mundo, Uma Outra Prática Social, que acontecerá no dia 17 de maio, quarta-feira, a partir das 15h, na Estação Cultura de Campinas.

A atividade faz parte da 5ª Jornada Sabuká Kariri Xocó em Campinas e tem a intenção de aproximar o diálogo e o debate indígena de escolas, serviços públicos, casas e centros de cultura, organizações sociais, entre outros atores que por muitas vezes não incluem em seu cotidiano essa cosmovisão tão importante da cultura e das práticas sociais que nos apresenta respostas aos problemas e desafios das grandes cidades.

O grupo Kariri-Xocó – Sabuká – de Alagoas, que há quatro anos vem realizando trabalhos educacionais, culturais, vivenciais e de divulgação e fortalecimento de sua cultura na região, abre mais uma temporada de atividades em 2017 para dar continuidade na construção de laços de parceria e troca de conhecimentos estabelecidos entre escolas, grupos e centros culturais, universidades, entre outros. O trabalho do grupo, formado por 7 homens moradores da aldeia e, neste ano, quatro mulheres, consiste na realização de rodas de conversa, como forma de partilhar sua história, cultura e modos de viver e ver o mundo. Também são realizadas oficinas de pintura corporal de dança e de cantos – denominados Toré – exposição e venda de objetos patrimoniais- artesanatos.

Nestes encontros as crianças, jovens e adultos podem tirar suas dúvidas, vivenciar e aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura Kariri-Xocó e sobre a história e a situação política dos povos indígenas nordestinos.

A Rede Kariri-Xocó é formada por pessoas que acompanham o trabalho do grupo em Campinas e apoiam na forma de elaboração de projetos de financiamento, alojamento, transporte, alimentação, agendamento com escolas e espaços culturais, registros audiovisuais e o fortalecimento político. É também um modo de aprendermos, trocarmos, fortalecermos e divulgarmos a riqueza de conhecimentos do povo Kariri-Xocó bem como de sua luta por direito, à sobrevivência, à dignidade e às suas terras demarcadas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Saiba mais sobre a cultura, etnia e luta Kariri Xocó em sua página nas redes sociais. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente