Dois deputados do PT de São Paulo votaram a favor do pagamento de mensalidade em cursos de pós-graduação de universidades públicas.
A Unicamp, por exemplo, poderia passar a cobrar mensalidade de treinamento, aperfeiçoamento e especialização.
Os deputados petistas que votaram com o governo de Michel Temer foram Carlos Zarattini (PT-SP) e Vicente Cândido (PT-SP). O partido não indicou como votar.
Atualmente, centenas de estudantes de pós-graduação têm dificuldade de fazer a pesquisa, mesmo com a universidade gratuita, porque não há bolsas de estudo dos órgãos financiadores (Fapesp, CNPq, Capes) em quantidade suficiente.
A sorte da população é que o governo Michel Temer (PMDB-SP) sofreu uma derrota. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 395/14, que previa o pagamento nestes cursos de pós-graduação em universidades públicos, foi rejeitada.
Apesar de a grande maioria dos deputados do PT votarem contra o projeto e ajudarem a derrotá-lo, alguns deputados petistas de outros estados também votaram como o governo Temer.
Veja nota divulgada pela Bancada do PT e assinada por Carlos Zarattini.
Por que vocês não publicam a lista de todos os deputados paulistas que votaram a favor da cobrança de mensalidade? Como fez o pessoal do Paraná, no caso da terceirização, por exemplo, publicou o nome de todos. Foram só 2 deputados do PT? Quantos deputados do PT tem o estado de São Paulo? Reportagem esquisita, para dizer o mínimo…
.. tem o Assis Carvalho, Gabriel Guimaraes, o Carlos Sarattini, o Vicente Candido, o Zeca Dirceu
Essa matéria é mentirosa. Não é isso q foi votado. Quero direito de resposta
Dep Fed Carlos Zarattini
A matéria não é mentirosa. O sr. votou a favor da cobrança de mensalidade. Está lá nos documentos da Câmara. O texto já foi corrigido na parte referente a mestrado e doutorado. O correto seria especialização. Se há outro problema, indique onde está o erro no texto da matéria, para podermos corrigir. Mande suas considerações que publicaremos.