CAISM seleciona mulheres para estudo e tratamento de transtorno na região genital

O ambulatório de Infecções Genitais Femininas do CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), da Unicamp, está recrutando mulheres para passarem por um estudo que irá diagnosticar e fazer o tratamento da vulvodínia e obter melhora de seus sintomas.

A vulvodínia é um transtorno pouco conhecido, que provoca fortes dores na região genital da mulher e pode virar um grande transtorno na vida de um casal. Trata-se de uma síndrome de dor crônica na área vulvar (parte externa do órgão genital feminino) sem a presença de um processo infeccioso, dermatológico, metabólico, autoimunitário ou neoplásico. Além de características genéticas, os especialistas afirmam que há influências hormonais e emocionais no desenvolvimento do sintoma.

O estudo é coordenado pelo ginecologista e professor Dr. Paulo César Giraldo e a fisioterapeuta Marcela Bardin. No total serão realizados dez encontros: duas avaliações (inicial e final) mais oito sessões (semanais) de tratamento. O tempo estimado de duração é de dois meses.

Para participar da pesquisa, que será realizada em Campinas, é preciso ser maior de 18 anos, não estar grávida e ter dor ou queimação na vulva ou vagina (exame ginecológico ou relação sexual) há mais de 3 meses.

Estima-se que aproximadamente 15% das mulheres sofram com este tipo de incômodo em algum momento da vida, mas o sofrimento pode ir além da dor física, gerando problemas no relacionamento e a falta desejo sexual na mulher. A falta de informação sobre o assunto ainda é grande, mas para as que sofrem com a vulvodínia é importante saber que existe tratamento.

Essa pesquisa pode ser a oportunidade de muitas mulheres diagnosticarem e tratarem essa condição, promovendo a melhora dos sintomas e da qualidade de vida.”

Serviço

As mulheres interessadas em fazer parte desse estudo devem enviar um e-mail com nome completo e telefone para pesquisavulvodinia@yahoo.com ou SMS ou WhatsApp para o número (19) 98154-8688. A Unicamp abriu as inscrições em setembro de 2016 e os encontros acontecem até o final de 2017.

O Ambulatório de Infecções Genitais do CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) da Unicamp está localizado àRua Alexander Flemming, nº101, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas (SP). (Com informações de divulgação)

Recent Posts

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

2 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

3 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

3 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

4 hours ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

4 hours ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago