Se as mulheres não reagirem, elas serão rebaixadas no Brasil

Por Susiana Drapeau

Parece que as mulheres não perceberam, mas está em curso no Brasil um ataque sem precedentes a seus direitos, às suas conquistas, e à sua dignidade.

Não é por acaso que duas mulheres, vereadoras, sofreram ataques de ódio e violência dentro da Câmara da capital paulista em apenas um mês. Vejam esses casos: 1. gabinete de vereadora é invadido por assessores de outro vereador. 2. vereadora sofre ataque machista e de ódio de outro vereador.

Esses casos são a ponta visível e mais bruta do que acontece em um plano político nacional.

Parece haver uma união bem articulada entre golpistas machistas e fundamentalistas misóginos.

Eles ganharam força no processo do impeachment. Associados a políticos essencialmente corruptos, destituíram uma mulher  eleita como presidente da República

Durante meses do segundo governo de Dilma Rousseff, ela sofreu agressões misóginas na rede sociais e de setores da imprensa.

Foi uma dupla vitória: golpearam a democracia (substantivo feminino) e destituíram uma mulher.

Passado o impeachment, vem chumbo grosso para cima das mulheres.

Fundamentalistas querem criar o partido da “família tradicional” .

Há inúmeros projetos para manter e retroceder nas conquistas das mulheres. Querem legislar sobre o corpo da mulher.

O congelamento de investimentos em educação atingiu diretamente as mulheres, que são maioria no setor.

A chamada Reforma da Previdência é brutalmente violenta com as mulheres que são professoras da educação básica. Segundo entidades do setor, 80% do magistério na educação básica é composto por mulheres.

No filme O Invasor Americano, o diretor e documentarista Michel Moore relata a revolta das mulheres na Tunísia, país muçulmano. Lá, elas conquistaram o respeito de partidos conservadores. Veja no vídeo abaixo esse relato a partir do 1:25 (após uma hora e 25 minutos).

Podem falar o que for, mas só as mulheres conseguirão barrar o processo de opressão e domesticação em curso no Brasil. Ninguém mais.

Recent Posts

Para contrapor Flávio, Lula precisa defender desbloqueio de acesso a praias privatizadas ilegalmente

(imagem reprodução) O presidente Lula tem feito muita coisa importante para os brasileiros em todo…

11 hours ago

Documentário Não Existe Almoço Grátis acompanha lideranças da cozinha solidária

(imagem divulgação) No dia 23 de outubro (sexta-feira), às 19h, o CineADu Especial encerra a…

11 hours ago

PUPA reúne performance e artes visuais na Sala dos Toninhos

(foto ju moretz - divulgação) O corpo como território de transformação. O casulo como lugar…

15 hours ago

Entre gestos e silêncios, Grupo Dançaberta percorre os ciclos da vida feminina em ‘Maré’

(foto josé maria - divulgação) O movimento das águas, a solidão e as mudanças que…

18 hours ago

Coral Zíper na Boca apresenta ‘Os Saltimbancos’ e ‘Wimbo Wa África’ no Convivência

(foto - divulgação) O Coral Unicamp Zíper na Boca apresenta o musical “Os Saltimbancos” e…

19 hours ago

Geraldo Alckmin participa de ato pela virada em Campinas nesta quarta-feira

(foto ricardo stuckert) A cinco dias do segundo turno, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará…

1 day ago