“É preciso abandonar por um momento a agitação externa para encontrar o acesso a este espaço que nos convida a adentrar Natalia Plachta Fernandes. Silenciar e ajustar a vista para enxergar na escuridão.
O escritor John Berger fala da pintura como a busca de um lugar, que seria a extensão de uma presença. As pinturas de Natalia trazem à tona esse silencioso desespero da busca de um lugar, um abrigo, ora contido, ora imenso. Porém, em ambos os casos a sensação de desamparo é a mesma: cerrado no encontro das paredes com o chão, nossos olhos buscam a saída, percorrendo em volta. Buscando o horizonte inalcançável, e sem uma base estável para amparar o corpo que vê, o olho foge, perde-se na distância.
Estes pequenos universos pintados tragam-nos para dentro de nós mesmos: perigo. Inventam um lugar, uma paisagem, mas deixam-nos sempre num lugar desconfortável, deslocado. De que matéria são feitas essas imagens? Água, terra, sonhos? Quais são as tramas dessas linhas, que ora se cruzam e ora se acompanham, paralelas?
Há, nestas pinturas, uma tênue tensão entre o silêncio das pinceladas delicadas e dos tons rebaixados – quando não totalmente eliminados do âmbito da pintura – e uma força que nos traz para esses minúsculos universos. Mistério.
Trata-se de representações, construções de espaços com forte carga emocional e intuitiva. Seriam imagens de nossos vastos desertos interiores? Tangem o que de imenso há dentro de nós. Horizontes internos” (Fernanda Lazzarini)
Natalia Plachta Fernandes é uma artista visual nascida na Polônia. Vive e trabalha no Brasil. O assunto preponderante em suas obras é o estudo do espaço, que se dá principalmente através da articulação de vários elementos da paisagem, tal como a linha do horizonte. A artista busca criar uma sensação ambígua, de um espaço ao mesmo tempo conhecido e estranho.
O evento será acompanhado com música ao vivo e petiscos. Mais informações na página do evento no Facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)
(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…
(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…
(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…
(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…
(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…