‘Horizontes Internos’ mostra trabalhos de Natalia Plachta Fernandes sobre o espaço

A exposição “Horizontes Internos”, da artista Natalia Plachta Fernandes, será aberta no próximo dia 18 de março, às 16h, no Espaço Folha – Arte e Quitutes.

“É preciso abandonar por um momento a agitação externa para encontrar o acesso a este espaço que nos convida a adentrar Natalia Plachta Fernandes. Silenciar e ajustar a vista para enxergar na escuridão.
O escritor John Berger fala da pintura como a busca de um lugar, que seria a extensão de uma presença. As pinturas de Natalia trazem à tona esse silencioso desespero da busca de um lugar, um abrigo, ora contido, ora imenso. Porém, em ambos os casos a sensação de desamparo é a mesma: cerrado no encontro das paredes com o chão, nossos olhos buscam a saída, percorrendo em volta. Buscando o horizonte inalcançável, e sem uma base estável para amparar o corpo que vê, o olho foge, perde-se na distância.
Estes pequenos universos pintados tragam-nos para dentro de nós mesmos: perigo. Inventam um lugar, uma paisagem, mas deixam-nos sempre num lugar desconfortável, deslocado. De que matéria são feitas essas imagens? Água, terra, sonhos? Quais são as tramas dessas linhas, que ora se cruzam e ora se acompanham, paralelas?
Há, nestas pinturas, uma tênue tensão entre o silêncio das pinceladas delicadas e dos tons rebaixados – quando não totalmente eliminados do âmbito da pintura – e uma força que nos traz para esses minúsculos universos. Mistério.
Trata-se de representações, construções de espaços com forte carga emocional e intuitiva. Seriam imagens de nossos vastos desertos interiores? Tangem o que de imenso há dentro de nós. Horizontes internos” (Fernanda Lazzarini)

Natalia Plachta Fernandes é uma artista visual nascida na Polônia. Vive e trabalha no Brasil. O assunto preponderante em suas obras é o estudo do espaço, que se dá principalmente através da articulação de vários elementos da paisagem, tal como a linha do horizonte. A artista busca criar uma sensação ambígua, de um espaço ao mesmo tempo conhecido e estranho.

O evento será acompanhado com música ao vivo e petiscos. Mais informações na página do evento no Facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

12 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

19 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago