Estação Cultura recebe 1ª edição da ‘Estação das Artes Visuais’ com três exposições

No próximo sábado, 11 de fevereiro, a partir das 16h30, acontece na Estação Cultura a primeira edição da Estação das Artes Visuais de 2017. O evento é fruto da parceria entre a Coordenadoria da Estação Cultura, a Rede Usina Geradora, Ateliê da Estação e Ateliê Aquastre, representado pelo artista João Bosco.

A primeira edição trará três exposições com linguagens diferentes e técnicas variadas. No saguão principal, o público poderá ver 25 objetos em metal, nas dimensões que variam de 0,70cm a 2,5m do artista New, que desenvolve seu trabalho a partir de sucata. Ele esculpe de forma minuciosa animais míticos, peixes e aves a partir de materiais coletados no ferro-velho, elementos que foram jogados no lixo e que, em suas mãos, viram artigos de arte.

Nas salas 8 e 9, as artistas Maria A. S. Vieira e Eni Ilis investigam o mundo, a concepção de realidade e a relação entre a humanidade e o cosmo através das suas mostras. “Mandalas” é o título e fonte de inspiração do trabalho de Maria A. S. Vieira que apresenta uma instalação com 13 mandalas em dimensões diversas e técnicas mistas envolvendo reciclagem.

Mandala é uma palavra sânscrita que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. A mandala enquanto concentração de energia é o símbolo da integração e da harmonia. Pode ser usada na decoração como instrumento de restabelecimento da energia e harmonia do ambiente e em processos transpessoais. Sua contemplação pode inspirar a serenidade e ajudar a reencontrar um sentido e ordem na vida. Para a artista, “toda Mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade símbolo da totalidade, da integração e da harmonia.” E completa: “As Mandalas que faço são inspiradas em símbolos radiônicos e esotéricos, têm como base o hexágono, símbolo do perfeito equilíbrio. Entre os símbolos inseridos, há uma ênfase na espiral áurea e também em símbolos do infinito, corações, flor de lis, semente ou flor da vida.”

Eni Ilis traz a mostra “Geografias Internas” com 15 desenhos de esferográfica sobre papel, a artista é autodidata e atua no movimento de arte-postal. Eni mostra a força do traço pela delicadeza e domínio da técnica que flui intensa e forte em um desenho que demonstra a sua segurança ao fazer. Seu desenho corre sem hesitar e se por acaso se retém, é apenas para demonstrar de forma mais incisiva o que já se sabe. Uma espécie de parada para reforçar o que se quer afirmar, como quem diz: “ei, é isto mesmo que você está vendo”. As linhas de Eni são provocantes e conduzem para dentro de seu universo onírico, mitológico, fabuloso, aproximando-se do surreal. Sua obra constrói uma realidade suspensa que questiona a realidade.

O desenho pode ser entendido como um canal ou meio para a construção de uma possível realidade às vezes utópica, mas que pode gerar conhecimento e transformar o mundo real. O trabalho de Eni fala sobre o mundo, mesmo quando discute algo íntimo, pessoal. É possível encontrar características humanas, dores, medos, amores, alegrias, tristezas, uma infinidade de sentimentos e sensações. Ainda que a artista recorra apenas ao seu universo pessoal, quando fala de si acaba por falar com todos. Portanto, seu desenho se torna um exercício de meditação e introspecção coletiva.

A Estação das Artes Visuais poderá ser vista até o dia 25 de março. A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Estação das Artes Visuais
Exposições
“ NEW”- New
“MANDALAS “ – Maria A. S. Vieira
“GEOGRAFIAS INTERNAS ” -Eni Ilis
Abertura: 11/02 às 16h30
De 11/02 a 25/03
De segunda a sábado das 8h às 22h, domingo das 9h às 20h
Local: Estação Cultura
Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n – Campinas
Estacionamento gratuito com entrada pela Rua Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial
Entrada gratuita

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

16 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

22 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago