A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu, no ano passado, 3,91 milhões de reclamações de consumidores nos seus canais atendimento, como call center ou internet.
Esse número são apenas dos clientes que, após reclamação na empresa, foram também pra Anatel. As pessoas que desistiram ou não seguiram com as reclamações podem representar um número bem maior.
O maior problema apontado pelos usuários foi o de cobrança indevida, ou seja, a maioria dos clientes que reclamou se sentiu furtado pela empresa. A reclamação por furto de recursos representou 32,8% do total, seguido por reclamações sobre a qualidade dos serviços, funcionamento e reparos. O número de queixas registradas no ano passado foi próximo do número de 2015, quando foram feitas 4,08 milhões de queixas à agência reguladora.
Apesar da quantidade de reclamações e dos serviços ruins, o governo de Michel Temer (PMDB/PSDB) e Gilberto Kassab (PSD) pretendem dar de presente para as empresas R$ 100 billhões em patrimônio público.
O serviço de telefonia móvel foi o mais reclamado, com 47% do total. Os serviços de telefonia fixa receberam queixas de 24,1% dos consumidores, sendo 14,9% delas sobre o serviço de banda larga fixa e 13,1% sobre a TV por assinatura.
As reclamações sobre os serviços de telecomunicações podem ser feitas pela central de atendimento telefônico da Anatel, que é o 1331 ou 1332, para pessoas com deficiência auditiva ou da fala. Também pode ser usado o aplicativo Anatel Consumidor ou o Fale Conosco, que é o serviço disponível no site da Anatel.A agência deve ser procurada, caso a prestadora não resolva a situação. Por isso, o consumidor precisa anotar os números de protocolos de atendimento informados pela empresa. (Carta Campinas/Agência Brasil)
A chamada privataria tucana em que o patrimônio pública foi doado a uma quadrilha de empresários do mal, continua sangrando o país. O serviço de telecomunicações, e não carece lembrar que é um serviço público essencial, de titularidade da União, previsto constitucionalmente, por efeito de um lobby esmagador dos atores econômicos privados na então constituinte, que já previam abocanhar o filão, acabou podendo ser operado (e não de propriedade como querem esses sanguessugas) por entes privados. O resultado não podia ser mais desastroso: tarifas as mais altas do mundo, serviço o mais precário, deficiente, obsoleto possível, atendimento ao consumidor escabroso, acintoso, humilhante. Experimente registrar uma reclamação em qualquer das operadoras. Sua pressão sobe, o coração palpita, vem uma tremedeira de raiva com a qualidade indescritível do atendimento: atendentes despreparadas, mal-educadas, qualidade do áudio a pior possível (normalmente o reclamante ouve todas as demais operadoras do SAC como numa torre de Babel, um inferno cacofônico, impedindo a efetivação da sua reclamação) E não pense que é mera economia de investimentos às custas do consumidor. É PREMEDITADO para dificultar, impedir o exercício de um direito do cidadão.
E mais, se você ler as Resoluções da ANATEL que esmiúçam os direitos e deveres do usuário bem como as obrigações contratuais da concessionária, constatará que não cumprem nadica de nada de suas obrigações: universalização dos serviços, tempos de atendimento no SAC, direitos dos portadores de deficiência, gestantes e idosos e por aí vai. É UMA VERGONHA! Só mesmo um boicote generalizado para colocar esses crápulas de joelhos. Bastaria que todo assinante diminuísse 10% de seu consumo, o que não é nada sacrificante e vamos ver quem ganharia essa queda de braços desigual.
Por fim, não se pode esquecer os circos sustentados por nossos impostos que são as tais “agências reguladoras” que o tal de fhc nos legou com a mentira de que cuidariam de nossos direitos e da qualidade e modicidade das tarifas. Não passam de extensões daquelas que deveriam fiscalizar, advogando sempre em favor das concessionárias. Sem falar que as tais multas milionárias nunca são pagas. O que as torna meras burocracias fiscalizatórias de fachada, completamente desmoralizadas. E absolutamente ineficazes e ineficientes.
Esse foi o resultado do maior escândalo de corrupção deste país, que não somente enriqueceu um oligopólio de assaltantes, mas tem prejudicado, sequestrado todo um país.
FORA TELES PRIVADAS!
Excelente o texto do Indignado, muito bem escrito, claro e objetivo. Disse tudo o que a maioria gostaria de ter dito. Parabéns pela qualidade de seu lúcido pensamento.
Nada como
Ha poucos dias antes, a CLARO CELULAR manda um comunicado SMS pelo meu celular que acabei de ter contratado o CLARO MÚSICA, caso não me interesse mandar um torpedo, dizendo NÃO, pasme os senhores quando enviei o torpedo, recebi outra mensagem me cobrando dos meus créditos o pedido de anulação do que não havia solicitado. Assim deduzo que a operadora agiu de ma fé E ISSO FAZ COM DIVERSOS CLIENTE PARA AUMENTAR SEU FATURAMENTO EM MOMENTO DE CRISE.