Inscrições estão abertas para I Concurso Fotográfico sobre Trabalho Escravo

Índio guarani, boia-fria em canavial, MS, João Roberto Ripper

Estão abertas até o dia 6 de março as inscrições para o I Concurso Cultural Fotográfico “Trabalho Escravo na Atualidade – Retratos de um cotidiano de exploração”, organizado pela Comissão de Recepção dos Ingressantes do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O concurso vai selecionar 13 (treze) fotos que irão compor o acervo de fotos do IFCH e serão expostas na semana de 27 a 31 de Março de 2017, por ocasião da recepção dos ingressantes dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia e História.

O concurso tem por objetivo disseminar o conhecimento acerca do trabalho escravo na atualidade, despertar e enriquecer a consciência coletiva sobre a questão do trabalho escravo, humanizar as relações de trabalho, fomentar a produção de imagens relacionadas ao tema, promover a análise crítica e a reflexão no que diz respeito ao papel da sociedade como agente ativo na preservação de direitos humanos.

O tema do concurso é “Trabalho Escravo na Atualidade – Retratos de um cotidiano de exploração”. A ideia é reunir fotografias que retratem a realidade de trabalhadores submetidos a trabalhos forçados e/ou a jornadas exaustivas e/ou a condições degradantes e/ou a aliciamento e/ou a tráfico de pessoas e/ou a restrição da liberdade por qualquer meio.

As fotografias serão escolhidas pela Comissão e também por júri popular. O Júri Popular será realizado por meio da Página no Facebook ‘I Concurso Cultural Fotográfico Trabalho Escravo na Atualidade’. Todas as fotografias enviadas serão postadas na referida página, sendo consideradas vencedoras as 3 (três) que receberem mais curtidas.

Os participantes devem enviar suas fotos para o e-mail m037903@g.unicamp.br. Mais informações podem ser vistas no Edital do Concurso. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

9 minutes ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

18 minutes ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

23 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

1 day ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

1 day ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

1 day ago