Entre os dias 24 e 28 de fevereiro, a programação de Carnaval do Sesc Campinas terá oficinas, vivências e shows musicais para adultos e crianças.
No dia 24, sexta-feira, a festa começa com a banda Charanga que se apresenta às 16h30 na Área de Convivência. Com um toque de humor, a banda apresenta marchinhas de carnaval tradicionais (Alalaô, Mascara Negra, Bandeira Branca, Chiquita Bacana), mescladas com músicas autorais, homenageando os imigrantes que vieram para o Brasil, como Porpeta Mia, Japa, Portuga, Buxa o Cordão e outras.
A dança invade a cena no sábado com o Jongo Crioulo de Taubaté que convida todos para uma vivência da tradição folclórica afro-brasileira através dos folguedos populares, esta ação propõe um mergulho no jongo e se divide em cinco etapas: roda de conversa com o mestre jongueiro, oficina de canto, oficina de toque, oficina de dança e apresentação de jongo com o grupo, mestre e participantes.
A programação também traz uma oficina de artes manuais que ensinará a construir maracas, um instrumento musical, com garrafas pets e sementes para brincar o Carnaval. A oficina é gratuita, mas os interessados devem fazer inscrição pelo site ou nas Unidades.
No domingo, 26, e na terça-feira, 28, é a vez da Oficina Lúdica Máscaras, que propõe a construção de adereços de carnaval com EVA, fitas, lantejoulas e brilhos, para usar durante os festejos. A atividade, que acontece na Sala de Atividades 1, é gratuita e voltada para crianças de até 5 anos.
Também no domingo, o Grupo Encantoria traz um carnaval para todas as gerações. Com canções de grandes compositores e nomes da música popular brasileira e outras canções inspiradas nesse universo, a banda pretende agitar a tarde em vários espaços do Sesc, com início na Área de Convivência às 16h. A apresentação é gratuita.
No dia 27, segunda-feira de Carnaval, quem se apresenta em diversos espaços do SESC é o Folias Brasileiras com Bonecões da Mantiqueira. O grupo leva ao público uma viagem ao imaginário popular com danças, músicas e brincadeiras do ciclo carnavalesco de várias regiões do Brasil. É um retrato cênico e musical dos elementos marcantes da riqueza desta festividade nacional.
A literatura também ganha um espaço na folia com o grupo Cabeças de Livro. Os atores do grupo vão percorrer a unidade em seus mais diversos espaços com leituras públicas de diversas obras, autores e gêneros literários. Para a intervenção “Carnaval Literário”, o tema será abordado como um convite a toda gente para a audição de textos que abordem a época, autores e narrativas carnavalescas em sintonia com a literatura.
Encerrando a programação, o grupo Carregue a Pilha, uma banda de frevos e marchinhas, liderada pelo músico Caiçara, que se une aos metais da Jurufrevo Orquestra, apresenta o projeto lançado em fevereiro de 2013 no carnaval de Olinda/PE, onde artistas do cenário musical pernambucano se encontram para propagar e divulgar as marchinhas, gênero de música popular que foi predominante no carnaval dos anos 20 aos anos 60.
A programação completa com mais detalhes pode ser vista no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




