Por Conceição Lemes
Nessa sexta-feira (20/01), por 45 votos a 30, o Diretório Nacional do Patido dos Trabalhadores (PT) autorizou a composição com as candidaturas de Rodrigo Maia (DEM), para a presidência da Câmara dos Deputados e Eunício Oliveira (PMDB), para presidir o Senado. Os dois apoiaram e votaram a favor do golpe parlamentar que derrubou Dilma Rousseff.
Em entrevista coletiva após a reunião, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse: “não há apoio a nenhum dos candidatos inscritos ou que venham a se inscrever eventualmente. Então, o que há é um conjunto de condições para participar da mesa nas duas casas. A primeira condição é o respeito à Constituição (SIC)”.
É flagrante o abismo crescente entre a direção e a base do PT.
Trata-se de mais um lance da crônica “deficiência auditiva” da direção em ouvir os milhares de militantes que amassam barro e gastam sola de sapato.
Ao dizer que “não há apoio a nenhum dos candidatos”, Rui Falcão parece menosprezar a inteligência alheia.
A decisão abre a porteira e não o contrário para a composição com os golpistas.
Ao não proibir, ela autoriza a composição. Logo, libera o voto. A “cereja do bolo” é a primeira condição para o apoio: “Respeito à Constituição”. Piada pronta.
Será que acreditam em história da carochinha, se autoenganam ou acham que enganam a militância?
A marca registrada dos golpistas Rodrigo Maia e Eunício Oliveira é o desrespeito à Constituição.
O golpe de 2016 foi dado para destruir os direitos e avanços da Constituição de 1988.
Considerando que, na sequência, serão votadas as reformas trabalhista e da previdência, que aniquilam direitos dos trabalhadores brasileiros, que raios de respeito à Constituição é este citado na decisão do PT?
Ontem mesmo, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e o deputado Rogério Correia (PT-MG) postaram na rede social vídeos, condenando a decisão e convocando a militância para pressionar os parlamentares a não apoiarem candidatos golpistas na Câmara e no Senado.
Na mesma linha, posiciona-se Bruno Elias, secretário nacional de movimentos populares do PT:
O PT não deve apoiar golpistas no Congresso Nacional
O centro da tática do PT deve ser derrotar o golpe, defender os direitos e lutar por diretas já!
São estes objetivos que deveriam orientar a posição das bancadas petistas na eleição das mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Raimundo Bonfim, na condição de filiado ao PT e membro das coordenações da Central de Movimentos Populares e Frente Brasil Popular, divulgou esta carta:
Venho, em caráter pessoal, por meio desta, expressar minha preocupação com os desdobramentos das eleições para a presidência da Câmara e do Senado.
Hoje, a maoria do diretório nacional do PT aprovou resolução que estabelece a possibilidade de apoiar para as presidências da Câmara e Senado figuras que lideraram com destaque o impeachment da presidente Dilma.
Não bastasse o golpe que desferiram na democracia ao afastarem a presidenta Dilma sem ter cometido crime de responsabilidade, tais candidatos estão empenhados em uma cruzada conservadora, retirando direitos sociais e atacando conquistas históricas da classe trabalhadora, como a previdência social e a CLT.
Carlos Hetzel, do PT de Brasília, defende um basta:
Acho que já chega de nos afastarmos da militância, de nossos companheiros fiéis e de luta.
A realidade atual no congresso é de exceção e anormalidade. Esta é minha opinião e de diversos grupos de petistas que participo e represento. (Texto integral no Vi o Mundo)
Ao que parece, as regras que garantem o controle do PT à sua direção estão impedindo que a voz do povo seja ouvida
Se a dita militância fosse realmente participante, membro com carteirinha e direito a voto, não seria preciso que se dependesse do bom-mocismo de seus dirigentes. Isso aí é vício de origem da maioria dos partidos de esquerda aqui e alhures.
Chegou a hora de se praticar a democracia de Alta Intensidade de que fala o Prof Boaventura de Sousa Santos. Os partidos atuais não são realmente democráticos, é óbvio.
Desse jeito não há necessidade de Moro et alli para destruir o que resta do PT…que bagunça está a política desse país!
Boa noite!
Para os Senadores e Deputados do PT
Eu militante do Partido dos Trabalhadores peço pelo amor de Deus para que nem os nossos Deputados nem os nossos Senadores se misturem com esses marginais golpistas. Eu particularmente acompanhei todo o processo golpista por estar desempregada e vi como agiram aqueles marginais tanto da Câmara quanto do Senado e espero que vocês Senadores e Deputados tenham o mínimo de decência! vocês foram eleitos para nos representar logo não nos traiam por favor. Vocês já tem seus salários exorbitantes e todas as mordomias que nós trabalhadores nunca iremos alcançar não se juntem a esses marginais que só fizeram destruir nossas vidas! esqueçam essa bobagem de parte de mesa que enquanto essa urubuzada estiver no poder não sobrará nada nem pra vocês e muito menos para nós! Pensem em nós!