‘Dama da Noite’, de Caio F. Abreu, inspira monólogo da Cia. Teatral Cenarte

A Cia. Teatral Cenarte apresenta no próximo sábado, 21, e na próxima terça-feira, 24, no Teatro Castro Mendes, em Campinas, o monólogo “Dama da Noite”, construído a partir do conto de mesmo nome do escritor, dramaturgo e jornalista Caio Fernando Abreu, um dos expoentes de sua geração e autor da famosa frase “livrai-me de tudo que trava o riso”. A peça, com direção de Walther Rhis e Walace Periza, no papel-título, faz parte da Campanha de Popularização do Teatro.

Na montagem, o personagem, beirando a meia idade, trava uma conversa casual com um jovem garoto em um bar. Durante todo o tempo, ele conduz o diálogo a partir de sua perspectiva de mundo, suas experiências, anseios e frustrações. Dama da Noite fala da morte, da espera de um grande e verdadeiro amor e, principalmente, de como ela se vê à margem do mundo que a rodeia.

“Ninguém falou mais emocionadamente do amor e da poesia do que Caio Fernando Abreu no conto ‘Dama da Noite’. De maneira cáustica e direta, porém com uma delicadeza ímpar”, destaca o diretor Rhis.

A discussão sobre a proposição de um gênero fluido faz emergir o aspecto plural da fala da dama, a partir de um discurso que não é só de uma personagem, mas de todos os frequentadores da noite, com suas eternas buscas. “O ator Walace Periza vive a Dama com muita intensidade. Longe das pieguices mirabolantes para atrair o público, a sua interpretação impõe dignidade, respeito e aceitação àquela figura que vive sempre à margem da sociedade”, frisa. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica
Direcão: Walter Rhis
Atuação: Walace Periza
Preparação do ator: Mário Goes
Sonoplasta: Bruno Raupp
Iluminação: Renato Greco
Maquiagem: Daniel Manzi
Cenógrafo: Jeison Lopes
Figurinos: A trupe
Costureira: Cida Pimenta

Espetáculo “Dama da Noite”
Quando:
sábado, 21 de janeiro, 19h
terça-feira, 24 de janeiro, 21h
Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Correia de Lemos, s/nº – Vila Industrial – Casmpinas – SP). Telefone (19) 3272-9359
Ingressos – R$ 15,00

Recent Posts

SoulSou apresenta repertório que transita entre MPB, bossa nova, soul e samba-rock em Campinas

(foto davi camargo - divulgação) O SoulSou, projeto do grupo In’Forme Música e Arte, chega…

15 hours ago

3ª Feira da Reforma Agrária Neusa Paviato terá alimentos saudáveis, artesanatos, debates e shows

(foto pedro amatuzzi divulgação) A Rede Livres e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra…

15 hours ago

Desemprego no Governo Lula divulgado após as eleições é o menor da série histórica

(foto valter campanato - ag brasil) Na mesma semana em que venceu as eleições presidenciais…

1 day ago

Luedji Luna apresenta o show da turnê ‘Um Mar Pra Cada Um’ em Campinas

(foto henrique falci - divulgação) Reconhecida como uma das vozes mais expressivas da nova geração…

2 days ago

Festa a fantasia reúne rock, funk e indie com Tuany, Catarina Jones, Leo Passag e Ivo e os Passageiros

Tuany (foto pietro leonardi - divulgação) Quatro atrações e diferentes vertentes do rock se encontram…

2 days ago

Edição temática da Feira Cult na Sala dos Toninhos inclui tour guiado por túnel mal-assombrado

(foto fernanda sunega - divulgação) Neste sábado (31), das 12h às 19h, Campinas recebe uma…

2 days ago