Por Fuad Faraj, promotor de Justiça do Paraná
Os pretensos boys magia da Car Wash, na República de Curitiba, foram tragados por alguma espécie de histerismo paranóico diante de uma decisão tomada pela Câmara dos Deputados, em Brasília, que soterrou as desmedidas criadas e capitaneadas pelos magnânimos Redentoristas da Procuradoria da República. Travestido de projeto de iniciativa popular, as desmedidas apresentadas foram gestadas por longos meses no ventre de todos os Ministérios Públicos do Brasil, com utilização de expressivos recursos públicos.
Não me surpreenderia se tivéssemos a notícia de que palestras e assinaturas ao projeto fossem critérios de avaliação do estatágio probatório dos que recém ingressaram na carrreira. Não se aventa, portanto, iniciativa popular nas medidas que propalavam necessárias para o combate eficiente à corrupção. Tudo foi um sortilégio. A iniciativa do projeto de lei é de um ente estatal chamado Ministério Público, o qual usou toda a sua estrutura e poder de fogo para buscar assinaturas de cidadãos induzidos a erro pelo título do projeto. O título do projeto de lei vendia combate à corrupção, mas o conteúdo dava ao cidadão também opressão e violação de direitos fundamentais.
De cunho autoritário, algumas delas buscavam solapar em suas bases o estado democrático de direito para que se erigisse, em seu lugar, um estado policialesco gerido por integrantes de um ministério cada vezes menos público e cada vez mais corporativo, unido na sanha persecutória inspirada no segregacionismo, na parcialidade seletiva e no sectarismo social, ideológico e político.
O Projeto aprovado, e talvez deva ser essa a razão do ódio profundo que suas Excelências devotam ao parlamento integrado por deputados eleitos pelo voto popular, inclui responsabilização criminal para promotores e juízes, entre outros atos, por atos ilícitos por eles praticados, antes “punidos” apenas na seara disciplinar. Com arroubos próprios de primas-donas descompensadas, sem qualquer razoabilidade, “ameaçaram” renunciar caso o projeto legislativo seja sancionado pelo Presidente. Um motim praticado por altos servidores públicos, integrantes de uma Carreira de Estado, que estão no topo da pirâmide da remuneração estatal. Este disparate dos Procuradores da República, junto com todo conjunto da obra, é algo inominável.
Queriam acaso poder violar, sem punição alguma, a Constituição e todas as leis do país? Acaso fazem parte de uma classe de superdotados infalíveis que deve ser colocada acima de todos os demais cidadãos para poder prejudicar com seus atos, impunemente, o cidadão, a nacão e o país? A bem pouco tempo, a lembrança me é vaga, os ilustrados integrantes da Car Wash diziam que a lei deve valer pra todos. Para todos, menos para eles.
A julgar pelo que falaram, vê-se que são muito ciosos de si e os únicos que podem fazer alguma coisa para salvar o Brasil. Passam a impressão, por este discurso mendaz e bravateiro, que a Procuradoria da República são eles e o resto dos seus pares constitui o rebotalho sem cérebro e sem estampa daquela instituição. Os demais membros do Ministério Público Federal não devem valer nem mesmo o auxílio-moradia que recebem, quanto mais o subsídio integral. É sério isso, preclaros jurisconsultos?
Vê-se que os bem dotados juristas desta novel república nos ensinam sempre uma nuance jurídica que escapa aos simples mortais como nós. Assim como, para dar um único exemplo, aprendemos com eles regras nunca antes vistas no cenário jurídico nacional ou mundial, do tipo que estabelecem conduções coercitivas sem lastro em Lei e na Constituição, aprendemos agora que a um membro do Ministério Público se concede a prerrogativa de dar às costas ao seu trabalho e ir voltar ao dolce far niente de seu gabinete ou o que quer que possa ser entendido como “voltar às nossas atividades”.
Pelo nível do discurso, deve-se entender que são uns incendiários da República que propalam proteger. Seu discurso toca as almas daqueles embebidos de ódio e rancor, em busca da destruição de um inimigo, qualquer inimigo, que possa dar vazão, como num transe, aos seus sentimentos mais violentos e lhes sirva de catarse.
Nos passam a impressão, falsa espera-se, que não tiveram outro interesse além de levantar, através do uso absoluto dos meios de comunicação, uma massa de cidadãos com os quais se alinharam, desde a primeira hora, na ação e na ideologia, no ódio e no rancor, para concretizar uma ruptura institucional de consequências nefastas para o nosso Brasil. Neste domingo, 4 de dezembro, todo planeta saberá, mais uma vez, que tipo de manifestações de massa eles tiveram a capacidade de invocar, provocar e estimular sem se importar com quaisquer consequências.
É sintomático perceber, e também é um traço revelador do que se trata, que olhando para o passado vemos uma sincronia temporal mágica entre as ações destes paladinos da justiça, do Juiz Supremo, dos vazamentos, das grandes manchetes, dos eventos políticos e das manifestações de rua. Nós, comuns mortais, sequer conseguimos planejar com tal acurácia e eficiência um almoço em família num domingo. Estes caras respeitáveis, notáveis juristas e comportados piás de prédio, fizeram uma “revolução”, alinhando-se, desavisadamente espera-se, ao que tinha de mais retrógrado no esquema de poder que submete este país debaixo de uma canga desde 1500. A história não os absolverá.
Graças a esses gênios, pioneiros da jurdisdição-espetáculo, teremos, ano que vem, eleição indireta para eleger o Presidente da República pela primeira vez desde o fim do regime instaurado pela Redentora Revolução de 64. Graças a esses notáveis de vanguarda, temos uma ÚNICA operação policial comandando os destinos de um país inteiro, gestada à forma de um seriado de televisão para durar anos, indo para a 4ª temporada, enquanto o nosso país definha econômica, social e politicamente. Cansados da “brincadeira”, esses luminares agora ameaçam “renunciar”.
Transformaram nossa terra numa Bananalândia. Nosso País, com o recrudescimento das divisões internas que vão se tornando a cada dia mais inconciliáveis está deixando de ser uma Nação. Aos poucos, também, o Brasil vai deixando de ser uma País soberano.
Não, a história nunca os absolverá. ( Do Justificando, Curitiba em Transe)
Fuad Furaj é Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná.
O Prezado Promotor coloca um artigo de viés político e ideológico dizendo que todos os outros colegas dele estão fazendo politicagem movidos por uma ideologia? Certo.
O texto mostra, exatamente, como a classe política a qual pertence o estimado promotor, age.
Colocou, de forma bonita sim e de difícil compreensão para grande maioria dos brasileiros, uma verdade típica de grupos de esquerda:
“Acuse os adversários do que você faz; chame-os do que você é.”
Não Mariana, viés político e ideológico é seu comentário. O promotor mostra com com informações da própria PGR as contradições e ações políticas dos procuradores. Não é “bonito” o texto, ele é muito bom, inteligente, desconstrói a ideologia. Você provavelmente nem leu o que é ideologia, da coleção primeiros passos. E sua última frase serve muito bem para você.
Perfeito!
Perdão. mas a última frase é do Aécio. Não sei se tem direitos autorais.
Perfeito Antonio.
Ninguém está acima da LEI.
Adorei! Antonio da Silva você foi ótimo.
Perfeito.
Exatamente, Antônio! A Mariana se utiliza de uma falácia bem interessante: quer transferir para o promotor, as críticas que ele faz àqueles procuradores e somente àqueles…
E não estão fazendo nada de nocivo, não é mesmo?… Então tá!… Típico!…
São pessoas como você que estão dividindo e destruindo o país, por ignorância ou má fé.
Sei …
Qta besteira.
Que argumento fraco!! Acusar aquem de oarcial te faz parcial? Meu Deus que fraqueza de retórica.
Perfeito!
Concordo em grau e gênero, faço de suas palavras as minhas…
Concordo.
Perfeita sua observação! Tal promotor deve ser da turma de Requião.
Perfeiro
Realmente Mariana…quando um texto é de difícil compreensão, há necessidade de lẽ-lo mais uma vez. De preferência antes de fazer comentários. Senão a pessoa corre o risco de escrever besteiras, viu?
A inveja é patente em meio aos ridiculos pares que nunca movera uma palha em favor da nação. Quanta inveja. Ridiculos
Verdade. Falou falou mas na verdade ele caiu na mesmice das falas da esquerda que destruiu o país em um projeto de poder.
Sempre lembrando que em Foz de Iguaçu são os Árabes do petismo que comandam o crime.
(página pessoal do autor do comentário)
NÃO TEM COMO CURTIR COMENTÁRIOS , NA MINHA TELA NÃO ESTÁ APARECENDO , DESCULPA AI POR TE INCOMODAR
Sim Amarildo, não tem. Se quiser curtir um comentário, vá ao comentário, clique em responder e escreva: muito bom!, Curti etc.
É, sem feicibuqui eles ficam perdidim, perdidim.
O país virou uma esculhambação, vale tudo, passa-se por cima da Constituição e eu pergunto: só existe este promotor que escreveu o texto indignado? E os outros, onde estão?
Em muitos lugares do Pais. Principalmente nos cursos de Direito, onde essas violações propostas nas 10 medidas ficam absurdamente nítidas.
Nada fica mais nítida do que o processo que levou a servidora de trânsito depois de dar ordem de prisão a um motorista embriagado. O pai era juiz. Isso é o normal. O abuso ocorre todos os dias. A confusão instaurada é mera distração. Enquanto a gente briga na internet e nas ruas…. lá vai o Moro com provas e depoimentos para os Estados Unidos ajudar a montar o processo da SEC/Wall Street contra o Brasil e a Petrobrás. Só cego não vê que a rede de espionagem já venceu. Muito tarde concluímos e nem ao MP podemos recorrer pois é parte da rede.
Como cidadã comum, senti-me contemplada e aliviada com o artigo do promotor. A crítica deve começar por dentro dos órgãos, sob pena de passar a impressão de que todos do Ministerio Público são justiceiros, conforme suas crenças políticas ou religiosas.
Jovens promotores, jovens doutores, jovens professores, jovens: é muito bom para uma nação suas energias, mas sem a experiência dos mais velhos essa energia torna-se violenta.
Por mais aulas de sociologia, filosofia, história e ciências políticas nos cursos de direito.
Quando caças da força aérea quebraram as vidraças do stf, há pouco tempo, pensei com meus botões: estava muito bom pra ser verdade. Vieram nos salvar dos comedores de criancinha que estavam, pasmem, inventando quotas disso, quotas daquilo, pobres em universidades públicas, médicos comunistas introduzindo ideologias atraves de seringas enferrujadas. Em pleno século XXI e essas aberrações ainda existem. Para mim, ali, foi dado o sinal: façam ou faremos nós. E nos salvaram, temos agora um futuro brilhante para o brazil e seus filhos, quer dizer, os seus “filhos”.
Esse Brazil de futuro brilhante que colocas, só o com “Z” mesmo.
Porque o Brasil com “s” continua a agonizar. O Brasil visto, vivido e sentido por brasileiros.
1. *Um Juiz Roubou R$ 600 Mil reais e um carro De Eike Batista Durante um Processo, ele foi condenado à aposentadoria integral.*
2. *Uma juíza colocou uma menina de 15 Anos presa junto com 30 homens numa cela. A menina foi sistematicamente violentada pelos detentos. A juíza foi “condenada” à aposentadoria integral.*
3. *Um promotor sacou uma arma e baleou um rapaz numa festa. Ele foi condenado a uma pena administrativa recebendo salário integral.*
4. *Um desembargador no Espírito Santo foi pego recebendo mais de R$ 160.000 indevidos no salário. Sua punição? Aposentadoria integral.*
5. *Um promotor em Pernambuco foi pego tentando falsificar um documento pra receber R$ 5.000 de auxílio moradia pelo resto da vida. Ele foi condenado a uma pena administrativa, só isso, recebendo salário integral.*
6. *O Ministério Publico De Minas Gerais se auto concedeu aumento de 95% nos auxílios.*
7. *Em uma cidade da Paraíba, o Tribunal De Justiça ordenou que fosse retirado dinheiro da Secretaria de Saúde pra pagar auxílios moradia para promotores e juízes.*
8. *Um juiz deu voz de prisão a uma agente de trânsito que o autuou por dirigir sob efeito de álcool e sem carteira de habilitação. Ele foi condenado a uma pena administrativa, recebendo salário integralmente.*
9. *Uma juíza na Bahia foi pega negociando limiares com um narcotraficante internacional. Ela foi condenada a aposentadoria integral de R$ 20 mil reais.*
*SABE AQUELES JUIZES E PROMOTORES QUE ESTÃO PROTESTANDO COM SÉRGIO MORO PARA DERRUBAR O PROJETO DE ABUSO DE AUTORIDADE ?*
*POIS É, O PROJETO ACABA COM TUDO ISSO QUE FALEI.*
Muito bom! A lei é para todos, inclusive para os membros do judiciário!
Não sei porque essa passeata hoje? Só tiraram o crachá de Deus desses juízes…. Ou essa essa passeata é pra dizer volta Dilma ? Tiraram ela pra deixar o Temeroso e agora pedem pra ele sair. Kkkkkkk . Vai o interesse de cada um….
Roberto, gostaríamos de publicar seu comentário. Mas este tipo de comentário só é publicado com identificação do autor, com nome completo, página pessoal (ou site) verdadeira e com fotografias do autor. A fotografia do autor desse tipo de comentário deverá ser colocada ao lado do comentário, caso seja publicado.
Absurdo que quem esta passando o Brasil a limpo seja criticado por ciúme, o mesmo ciúme que tem os componentes do STF (STF comprometido com político corruptos e defendendo todos eles)..- Viva a Lava Jato, ou o Brasil se livra desta quadrilha corrupta e comprometida com o crime que comanda o país ou o país não sai do buraco.
Viva a Lava Jato! Os maiores corruptos da Petrobras foram soltos pele juiz Sérgio Moro e estão desfrutando o roubo da Petrobras em suas mansões: Yousseff e Paulo Roberto Costa
Eu tenho medo ao pensar no que poderá acontecer, ao mesmo tempo tenho medo quando tenho ciência do que já ocorre diariamente no nosso país. Acho que eles já conseguiram o que queriam… parece que nada funciona como deveria. Os três poderes estão brigando entre si para ver quem tem mais influência, a autonomia que eles defendiam, se é que já fizeram isso alguma vez, não tem mais valor. Como o Partido de 1984, o objetivo é o poder pelo poder. Cabe a nós lutar por alguma melhoria onde atuamos, para o bem do próximo, se ele chegar a existir.
São artigos como este que me levam a concluir o porquê de estarmos na escória do mundo dentre os países mais corruptos. Ler um promotor que defende o status quo e o establishment é triste. Avante República de Curitiba!
Viva a Lava Jato para enganar trouxas e fazer a defesa dos corruptos! Os maiores corruptos da Petrobras foram soltos pele juiz Sérgio Moro e estão desfrutando o roubo da Petrobras em suas mansões: Yousseff e Paulo Roberto Costa
Vou copiar aqui exatamente o que o João Augusto Correa Prestes escreveu:
“Absurdo que quem esta passando o Brasil a limpo seja criticado por ciúme, o mesmo ciúme que tem os componentes do STF (STF comprometido com político corruptos e defendendo todos eles)..- Viva a Lava Jato, ou o Brasil se livra desta quadrilha corrupta e comprometida com o crime que comanda o país ou o país não sai do buraco.”
Viva a Lava Jato! Os maiores corruptos da Petrobras foram soltos pele juiz Sérgio Moro e estão desfrutando o roubo da Petrobras em suas mansões: Yousseff e Paulo Roberto Costa. Eles estão livres. KKKKK. Precisa ser corrupto ou sem cérebro para defender a Lava Jato e a Rede Globo
Revolução de 1930
Revolta civil .
Revolução 1964
Controle militar.
Revolta atual.
Judicializacão da política,
Não tem quem assuma.
Fica a pergunta.
Não conhecia este promotor com este nome diferente – Fuad Faraj, a quem gostaria de cumprimentar pela coragem, clareza e lucidez de seu artigo. Fiz uma rápida busca na web e descobri que ele é membro do MP estadual e atua na promotoria da área da Saúde Pública, sendo que em 2011 teve quatro paradas cardíacas e foi obrigado a implantar um marcapasso. Que continue firme e forte expressando suas ideias.
Nós estamos vivendo no País das grandes corporações. E corporativismo tem o mesmo significado que espírito de corpo, o que é perfeitamente legítimo e muitas vezes salutar. O problema é o fato de ser um anagrama perfeito para espírito de porco…
Pobre dos suínos, que não tem nada a ver com o peixe e ainda por cima nos servem de alimento. Para quem não sabe, anagrama é a transposição de letras de palavra ou frase para formar outra palavra ou frase diferente.
Espírito de “anagrama” lá, assim como cá. Subterfúgios …
Gostaria de render ao Sr. Promotor de Justiça Fuad Faraj as minhas homenagens, pela coragem e a sensatez com que abordara a questão. Disse somente a verdade, nada mais!
Os feitos da lava jato nos vemos todos os dias prisões, condenações etc e apoiamos tudo, agora aparece este senhor secreto, sem um histórico nem mesmo uma identificação plausível à criticar.
Mostra nos as suas obras, pois de teorias e críticas a quem está fazendo nos ja Est amos enojados.
Estamos vivendo um momento delicado onde os extremos são os reclamantes. Independente se “coxinha” ou ” pão com salame”, fato é que temos que remar para o mesmo sentido, chegarmos ao destino com todos os passageiros salvos. Depois que as coisas acalmarem, podem continuar com estes “papinhos”. Estas polêmicas são pouco construtivas. Nada ajudam.
Seria mais justo se os espaços de comunicação fossem utilizados para apresentação de projetos, ideias, sugestões e alternativas concretas para as soluções dos grandes problemas que o Brasil tem hoje.
“Redentora Revolução de 64”? Isso foi ironia ou tem um promotor exaltando o GOLPE MILITAR de 64?
E não foi?
Tá certo.com palavras pouco compreensíveis e tentando ser superior a razão vimos mais um fala besteira tentando aparecer.
nem o céu e nem o inferno…..observo nas declarações do promotor um que de ressentimentos….definitivamente se faz necessário uma revisão nas leis de abuso de autoridade(mas não neste exato momento e muito menos a toque de caixa)….também se faz necessária uma revisão criteriosa das medidas contra corrução….tudo isto é valido….agora querer desacreditar a maior operação anti corrupção que o país já teve, com efeitos nunca vistos até hoje e percebidos por todos, é de uma leviandade irresponsável… querer creditar a lava a jato a atual conjuntura econômica do país cheiro no mínimo a desconhecimento de economia e na melhor das hipóteses burrice ou uma postura altamente mal intencionada….não conheço este senhor e desconsidero o que move suas declarações, mas pelo que interpretei de seu texto a imparcialidade mora ao lado…
Só não entendi onde pretendeu ou pretendem chegar?
E imprecionante os desmandos do poder publico ; os tres poderes foram tao displicentes com suas falcatruas , suas maracutaias ; que quase nao se tem o que negar , e nos mortais , esperavamos da justica a resposta heroica da nossa redencao ; mas eis que todos que denunciaram estao sendo acusados de coniventes , culpados , ou omicos . afinal ; ministerio publico , supremo tribunal ou quem quer que seja : Ha no Brasil algum poder para nos orientar ? para ser nosso farol ? HA UM PORTO SEGURO ? Pois que todos que levantam a voz para corrigir o obvio sao acusados . Existe algum poder ou autarquia competente e nao comprometido ?
Admiro um Promotor falar um negócio desse… Num país como o nosso, colocar gente na cadeia do jeito que estão fazendo, e gente rica, é porque tem muitas provas. Não devem ser poucas não… Ideologias, utopias pegam qq um mesmo.