Burilando realidade e sonho

Por Cida Sepulveda

Vi uma apresentação de Juliana Amaral e Cia, do Estúdio Risco, que me encantou pela qualidade teatral. O grupo fez uma performance do livro de poemas Cena Absurdo, de Pedro Marques.

Cena Absurdo é um conjunto de poemas que retratam a realidade humana, em tom seco e cortante. Utilizando-se de fragmentos de cenas cotidianas, o poeta constrói textos que remetem a diferentes contextos da nossa cultura, desde o mais popular ao mais elitizado.

Quando os leio, me sinto uma observadora do mundo que enxerga o trágico através de lentes que fundem o superficial e o perverso, elementos tão característicos do nosso tempo.
Um diferencial da poesia de Pedro Marques é a simplicidade da linguagem que torna os textos apreensíveis à maioria dos leitores.

Simplicidade que resulta de combinações complexas de ideias e imagens. Jogos de palavras criam sonoridades, ritmos, climas, enfim, cenas comuns ou imprevisíveis.

Retratado em suas contradições e mazelas, através de suas próprias falas recombinadas, o leitor se dá conta de que o lixo humano, no caso, a linguagem marcada pela superficialidade, violência, escárnio, indiferença e uniformidade, serve para poesia.
Parabéns, Pedro, pelo árduo trabalho de burilar realidade e sonho.

CENA ABSURDO
Livro de poemas de Pedro Marques
Ateliê Editorial, 2016

Sobre o autor.

Recent Posts

Brasil tem crescimento expressivo de ataques contra a mulher e aumento da violência sexual

(imagem reprodução) A cada 24 horas, 12 mulheres, em média, são vítimas de violência em…

20 hours ago

Unicamp promove Oficina gratuita online com foco nas mulheres na ciência

(imagem divulgação ifgw) Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto de Física Gleb…

20 hours ago

Inscrições para cursos gratuito de palhaçaria, bambolê e malabarismo estão abertas

(foto leca ramos - divulgação) As inscrições para o curso gratuito “Circo em Jogo –…

21 hours ago

Coletivo de Mulheres Anelo e convidadas comemoram o 8 de março com jam session gratuita

Vih Mendes (foto cláudio alvim - divulgação) No próximo domingo (8), data em que se…

22 hours ago

Monólogo ‘Quando Falta o Ar’ leva ao palco a resistência feminina diante da opressão

(foto firmino piton - divulgação) O espetáculo "Quando Falta o Ar" será apresentado neste domingo,…

22 hours ago

Batuque na Cozinha começa com roda de samba aberta ao público

(foto fabiana ribeiro - divulgação) Campinas recebe, a partir deste sábado, 7 de março, o…

22 hours ago