Em um artigo devastador, publicado na Folha de S. Paulo, o físico e professor emérito da Unicamp, Rogério Cezar de Cerqueira Leite, expõe ao ridículo a perseguição moralista do juiz Sérgio Moro, do Paraná.
Em certo momento diz: “a história tem muitos exemplos de justiceiros messiânicos como o juiz Sérgio Moro e seus sequazes da Promotoria pública”.
Dentre os exemplos, diz Cerqueira Leite, se destaca o dominicano Girolamo Savanarola, representante tardio do puritanismo medieval. Mas o professor da Unicamp destaca a diferença essencial entre Moro e Savanarola. ” Todavia existe uma diferença essencial, apesar de muitas conformidades, entre o fanático dominicano e o juiz do Paraná: não há indícios de parcialidade nos registros históricos da exuberante vida de Savanarola, como aliás aponta o jovem Maquiavel, o mais fecundo pensador do Renascimento italiano”.
O professor ainda acrescenta que Moro sofre da síndrome do “escolhido”. “O sentimento aristocrático, isto é, a sensação, inconsciente por vezes, de que se é superior ao resto da humanidade e de que lhe é destinado um lugar de dominância sobre os demais”. Para Cerqueira Leite, a corrupção é quase que um pretexto para o juiz do Paraná. “Moro não percebe, em seu esquema fanático, que a sua justiça não é muito mais que intolerância moralista”.
E termina dizendo que Moro só é útil enquanto existir o PT. “Em Roma, Savanarola foi queimado. Cuidado Moro, o destino dos moralistas fanáticos é a fogueira”. (Veja o artigo)
Olá, li o artigo e o autor diz que ‘o que seria do juiz se não fosse a corrupção’, e também que a corrupção é um pretexto.
Pergunto: a corrupção ao ver de vcs, e de todo mundo existe, porém de acordo com vcs, não tem problema, não precisa ser investigada, não é caso de polícia e o MPF está errado em investigar? É um pretexto ou um caso fato que precisa ser investigado?
Então se é petista que rouba, a investigação é perseguição, a corrupção do petista é apenas uma coisa normal, de nada, que se for investigada é perseguição?
Alguem pode me explicar isso por favor? Obrigado.
Só mesmo um cego não enxerga o que está acontecendo!! Sou a favor que existam punições severas a quem rouba ou deixa roubar o dinheiro público! Mas seria muita ingenuidade de minha parte não enxergar a parcialidade com a condução da operação lava jato. Procuradores que vem à mídia expor uma pessoa que sequer foi indiciada(naquele momento), e um ex-presidente!! Imagina se isso cola?? O que acontecerá com o cidadão comum que não tem nem dinheiro para comer direito?? A Lei tem que ser o norte das decisões da justiça. Não podemos aceitar que se persiga um só partido e deixe outros que roubaram também, ao largo e talvez nem venham a ser julgados. Vamos lutar por um país justo, onde os pensamentos políticos coexistam de maneira democrática. Onde todos os corruptos sejam punidos! E não é só corruptos não, TODOS os que transgredirem os estatutos legais. Eu apoiaria de pé se o Juiz Sergio Moro indiciasse e prendesse integrantes de todos os partidos, sem proteção. Do jeito que está sendo conduzido, eu repudio, porque isto beira ao fascismo, no meu entender é perseguição mesmo! É perseguição porque a justiça é para todos e não porque acho que estes que estão sendo indiciados sejam inocentes. Muitos ditadores usavam este mesmo chavão para aniquilar seus opositores. Este caminho que está sendo mostrado à sociedade brasileira é um caminho perigoso, onde a presunção de culpa já é motivo de prisão! Imagina se um delegado ou promotor vizinho seu, seja seu inimigo?? Presumindo sua culpa, ele pode mandar prendê-lo a qualquer momento. Hoje no Brasil está sendo implantado um ódio à esquerda brasileira, isso foi muito comum nos primeiros anos da ditadura militar, ódio aos comunistas, socialistas e outros que pensavam contra o regime ditatorial. O que falta aqui no Brasil é união nacional, é o sul e sudeste pensar mais no norte e nordeste, onde o povo é mais pobre e carece de ajuda, carece de mais investimentos, afinal SOMOS TODOS BRASILEIROS!!!
Parabéns pelo texto
Se você quiser mesmo entender, eu imagino que você simplesmente não queira, examine com cuidado o já famoso powerpoint inciminando Lula e sua aceitação pelo “justiceiro” apesar da conclusão final “não temos provas, mas temos convicção”. Se isto não bastar, analise a prisão sem causa, inclusive derrogada do Mantega quando ficou claro os matizes sadomasoquistas duma prisão, dentro dum hospital de alguém que acompanhava a esposa para uma operação delicada. Mas como disse, acho que você não quer mesmo entender, se quisesse, bastava-lhe abrir os olhos, ou talvez deixar de se contaminar pela Rede Golpe Beleza! Hahahaha!
Parece que o cidadão padece do mal do século XXI ocasionado pelo excesso de feicibuque e uatizapi: não consegue ler nada além de um título, e mesmo esse, não consegue apreendê-lo, nem interpretá-lo, enxertando afirmativas inexistentes e de sua própria imaginação.
Leia melhor o artigo e a crítica contundente do Prof. Cerqueira Leite. Caso não a entenda, ou age de má-fé intelectual ou não tens jeito mesmo…
Refiro-me ao comentarista Marcio Antunes…
Essa questão de parcialidade ou imparcialidade gera pretexto para defensores de pares.
O Brasil precisa de pessoas sobrias e que tenham no sangue o DNA da honestidade, garra, determinação de viver e morrer pela justiça social em todas as esferas. A corrupção esta tão escancarada que chega até aos mais preparados.
O Brasil é riquíssimo por natureza, e infelizmente corrupto por opção. Ainda há tempo. ACORDA BRASIL.