De 07 a 22 de Outubro de 2016, em vários espaços da Campinas, acontecerá a 9ª Mostra Luta! Nesta edição, a Mostra traz para o cerne da discussão as lutas sociais da atualidade tendo como tema: “Aos Golpes de Sempre, A Luta Como Nunca”. O festival anual, que é realizado de forma colaborativa e independente, terá programação de várias linguagens artísticas e culturais, entre elas exibição e discussão de filmes, música, exposição, teatro, dança, intervenções urbanas, ocupações de espaços públicos, entre outras.
A programação completa da Mostra Luta! pode ser vista pelo SITE.
“Em 2016, a conjuntura política atual, em meio a manobras grotescas de um governo interino ilegitimo e golpista, estamos assistindo a retirada inconstitucional de direitos que foram conquistados ao longo de décadas pelas lutas populares no país.
Golpes que já vem sendo protagonizados historicamente nas Américas, na África, no Oriente aos povos do mundo que foram e vem sendo explorados por um modelo de sociedade imperialista e capitalista a partir de poderes políticos, bélicos e econômicos.
Golpes também cotidianos de falta de garantia de direitos previstos na constituição federal, golpes de falta de condições e acesso às políticas públicas setoriais de mulheres, igualdade racial, LGBTT, à diversidade cultural, à moradia, à saúde, à educação, à merenda escolar, à garantia de todos os direitos trabalhistas, à comunicação, à participação social e popular na construção de um governo efetivamente democrático.
Golpes extremamente atuais, de interesses empresariais e individuais, de UMA família padrão e elitista. Golpes de uma organização social hierárquica, meritocrata e nada laicista, que reprime, oprime e excluí o povo na garantia dos direitos básicos.
Um Golpe que cada vez mais se desvenda pelo cinismo e egoísmo dos representantes do capital e que estão nos espaços de poder, na força de manter seu poder hegemônico de monopólios, oligopólios e o controle dos setores sociais.
Pela e com a Mostra Luta! chamamos todos e todas para cumprir junto mais essa missão de organizar, visibilizar e amplificar as lutas sociais no Brasil, que vem sendo travadas nos últimos anos, na perspectiva de combater as opressões e colocar as problemáticas e contradições sociais no foco das discussões políticas”.
(Carta Campinas com informações de divulgação)