O Sesc Campinas apresenta no mês de setembro o projeto musical “Big Bands Brasileiras”, um projeto dedicado às big bands nacionais contemporâneas, mostrando as composições que imprimiram estilo brasileiro ao formato e às tendências contemporâneas que vem mudando o conceito de big band.
O projeto traz apresentações e atividades formativas com big bands nacionais, mostrando o atual panorama das grandes formações de bandas no país. O termo big band denomina grandes grupos instrumentais, geralmente formados por extensos nipes de instrumentos de sopro, acompanhados por piano, baixo e bateria.
No Brasil, as big bands atingiram o auge de sua popularidade com a expansão do rádio entre as décadas de 1920 e 1950, a chamada “Era do Swing”, quando se apresentavam sobretudo em bailes dançantes.
Como parte do projeto, no dia 24, próximo sábado, a Orquestra Nossa de Música Popular mostra suas composições e arranjos em uma mistura do blend rítmico da música popular brasileira com a forma e harmonia do universo de composição da música erudita. Os arranjos e a regência são de Maurício Lima.
Encerrando as apresentações musicais, Maestro Brando e a Banda Savana, vem com o objetivo de apresentar não apenas a música brasileira, mas toda a sua diversidade, que é a essência da sua linguagem musical e todas as suas possibilidades, no dia 1/10, sábado.
Entre as atividades formativas propostas pelo projeto nos próximos dias 20 e 23, de terça a sexta, acontece “Arranjos para Big Bands”, com Mário Campos, professor da Unicamp, que aborda o arranjo musical voltado para a música brasileira executada por big bands.
Mais informações sobre o projeto e a programação completa pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




