Categories: Geral

Movimento em defesa da ciência pública faz debate sobre o futuro das cidades

Em São Paulo – O evento ‘Ciência e Tecnologia Pública: Desmonte do Estado e o futuro das cidades’, que será promovido pelo Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública, em parceria com o SASP (Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo), vai discutir no próximo dia 20, em São Paulo, a importância da arquitetura pública para as cidades e outros temas fundamentais para a vida urbana, como a relação entre ciência,tecnologia e arquitetura, além de questões relacionadas à especulação imobiliária.

No evento também será feito o lançamento da plataforma ZONA, um projeto do SASP que tem o objetivo de discutir temas urbanos contemporâneos.

O evento é gratuito e terá transmissão ao vivo, feita pelo Coletivo Socializando Saberes. Esse é o terceiro evento realizado pelo Movimento pela ciência e Tecnologia Pública e faz parte de uma série de iniciativas que tem como finalidade discutir os impactos do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei Nº 13.243/2016) sob os mais diferentes aspectos. De acordo com os organizadores, essa legislação representa riscos diretos à educação e à pesquisa públicas e afeta, indiretamente, a toda sociedade ao privilegiar a ciência e a tecnologia voltadas aos interesses privados.

O evento terá a participação dos palestrantes Pedro Fiori Arantes, Alexandre Delijaicov e Ciro Teixeira Correia, além da jornalista Nina Fideles, editora assistente da revista Caros Amigos, como mediadora do debate. Pedro Fiori Arantes e Alexandre Delijaicov são arquitetos e urbanistas. Arantes é docente da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e Delijaicov é docente na USP (Universidade de São Paulo). Ciro Teixeira Correia é da Adusp (Associação dos Docentes da USP) e representante do Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública.

As entidades envolvidas na organização do debate são: ADunicamp (Associação dos Docentes da Unicamp), APqC (Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo), SINPAF – seção sindical Campinas e Jaguariúna (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário) e GAPI; e com apoio do ANDES – regional SP (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), Adusp, ADunesp (Associação dos Docentes da Unesp), STU (Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp), Sintunesp (Sindicato dos Trabalhadores da Unesp) e Netes (Núcleo Educacional de Tecnologia Social e Economia Solidária, da Unifesp), além do SASP e Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas.

A iniciativa de lutar em defesa de uma C&T pública surgiu a partir da mobilização de entidades que se posicionaram contrárias ao PLC 77/2015, que tratava do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Serviço:
Ciência e Tecnologia Pública: Desmonte do Estado e o futuro das cidades
20 de setembro de 2016 – Sede do SASP – Rua Araújo, 216, República – São Paulo
18h30 – recepção – Lançamento da revista ZONA
19 horas – debate
Transmissão ao vivo – www.socializandosaberes.net.br
Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública – www.ctpublica.wordpress.com
Facebook – https://www.facebook.com/CTpublica/
Twitter – https://twitter.com/CtPublica

Carta Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

11 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

17 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago