Neste sábado, 10/09, acontece o II Teatro de Portão Aberto, que nesta edição terá, além de um espaço aberto para convivência com música, comidas e bebidas, apresentações da performance “Manifesto Inapropriado”, uma compilação poética das dores e delícias de ser o que se é em nossa atual conjuntura; uma performance processual resultante da fricção de atores da Cia Histriônica com dados e fatos de nossa realidade, do ponto de vista homossexual-masculino.
Diante do atual contexto político e econômico vivido pela Cultura no Brasil, onde o fazer teatral está sendo minado, seja por um descaso por parte da gestão pública, pela falta de leis de fomento cultural, pela dificuldade de arrecadação de verba, pelo sucateamento de teatros e espaços culturais públicos, ou mesmo pelo preço dos aluguéis de espaços privados, uma inquietação surgiu nos integrantes da Cia Histriônica. Como enfrentar essa situação? A alternativa foi abrir as próprias casas, limpar os quintais e garagens, para que o espaço do encontro seja possível, independente de leis e aluguéis.
O Teatro de Portão Aberto se propõe a ser uma apologia às trocas artísticas, ao diálogo e ao afeto.
No dia 15/09 (quinta) às 20h, atrizes da Cia Histriônica apresentarão uma cena baseada em “Mulheres que Correm com os Lobos”. A apresentação faz parte do CÍRCULO DE IDEIAS, evento que conta também com uma roda de conversa sobre o tema “Caminhos e Caminhantes”, integrando a programação do “Lume em Casa”.