O artista e tatuador campineiro Fernando Madeira traz a Campinas uma exposição inovadora: arte do grafite em lixeiras públicas. Ao todo serão dez lixeiras customizadas pelo artista que ficarão expostas no Ideia Coletiva entre os dias 20 a 27 de agosto. O projeto leva o nome de “Uso e Desuso” e esta exposição contará também com o lançamento do Sarau Literal, evento destinado à divulgação e produção de escritores.
Além de incentivar a arte em espaços públicos aproximando o público da arte no cotidiano urbano, que muitas vezes passa desapercebida, o projeto “Uso e Desuso” busca também a conscientização da população do município em manter a cidade limpa e encontrar meios de viver uma vida mais sustentável.
A técnica usada por Fernando Madeira é baseada no estilo New School, que traz cores vibrantes, dégradés, e desenhos psicodélicos. Com novas dimensões e perspectivas, esse estilo surge como contraponto ao estilo Old School e traz fortes influências dos quadrinhos e Grafic Novels.
O projeto é uma realização da Jatobá Cultural com recursos do PROAC – Programa de Ação Cultural e já passou pelas cidades de Santa Cruz do Rio Pardo, Cruzeiro, Sumaré e Hortolândia.
Atualmente com 35 anos, o artista começou a pintar aos 15 e a tatuar aos 21. Suas pinturas são feitas em qualquer material que possa ser reaproveitado, como madeiras velhas, metais enferrujados e objetos em desuso. Por ter uma forte ligação com o mundo infantil, Fernando gosta da representação de cores, por isso as pinturas são um verdadeiro emaranhado de cores e formas, representando a complexidade da vida urbana.
A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Data da exposição: de 20 a 27 de agosto
Local: Ideia Coletiva – Rua Sacramento, 610 – Centro – Campinas
Entrada gratuita