Ícone do site CartaCampinas

Região de Campinas já tem mais de 100 micro geradores de energia renovável

Modelo de estacionamento  com micro usina fotovoltaica

Um levantamento feito pela empresa de energia CPFL mostrou que a região de Campinas já conta com 104 micro ou mini usinas de energia renovável, principalmente fotovoltaica (energia elétrica a partir de placas solares) em empresas ou residências.

Todos esses produtores de energia estão aptos a fornecer o excedente de energia para a rede de distribuição, ampliando a oferta de energia na região. O levantamento foi feito há três meses. Em Campinas são 52 mini ou micro usinas.

No final do ano passado, o então governo Dilma Rousseff lancou um programa de incentivo para a instalação de micro e mini usinas renováveis.

A micro e mini geração distribuída foi regulamentada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em abril de 2012 para vigência, a partir de dezembro de 2012, por meio da Resolução Normativa nº 482/2012, e, desde agosto de 2013, o excedente da energia gerada pela instalação pode ser disponibilizada no Sistema Interligado Nacional (SIN), ou seja, além de gerarem energia para suas próprias casas ou estabelecimentos comerciais, estes clientes passam a ser fornecedores de energia para o sistema.

O agricultor familiar também recebeu recentemente uma linha de crédito para financiar produção de energia solar e eólica pelo Pronaf

Os micro geradores são aqueles com potência instalada menor ou igual a 100 quilowatts (kW), e os mini geradores, aqueles cujas centrais geradoras possuem de 101 kW a 1 megawatt (MW). As fontes de geração precisam ser renováveis ou com elevada eficiência energética, isto é, com base em energia hidráulica, solar, eólica, biomassa ou cogeração qualificada.

A CPFL instala medidores regulamentados de acordo com as regras da referida resolução da Aneel e os aparelhos estão à disposição dos consumidores que fizerem a instalação desses sistemas de geração. A CPFL também exige a instalação de um inversor de frequência, aparelho que torna a energia gerada no painel fotovoltaico compatível com a rede elétrica e, segundo a empresa, aumenta a segurança. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja abaixo tabela com número de ligações

Cidade Número de ligações Distribuidora Tipo de geração
Águas de São Pedro 1 CPFL Paulista  Energia solar
Americana 3 CPFL Paulista  Energia solar
Amparo 1 CPFL Paulista Energia solar
Campinas 52 CPFL Paulista Energia solar
Indaiatuba 15 CPFL Piratininga Energia solar
Itatiba 4 CPFL Paulista Energia eólica e solar
Nova Odessa 1 CPFL Paulista  Energia solar
Paulínia 4 CPFL Paulista  Energia solar
Piracicaba 10 CPFL Paulista Energia solar
Sumaré 2 CPFL Paulista Energia solar
Valinhos 6 CPFL Paulista Energia solar
Vinhedo 5 CPFL Piratininga Energia solar

 

 

 

Sair da versão mobile