Após sua primeira turnê na Europa, tendo realizado apresentações e oficinas nas cidades de Paris (FR) e diversas cidades de Portugal, o Núcleo de Samba Cupinzeiro retorna ao Brasil com a estreia desse novo trabalho contemplado pelo Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo ProAC. O projeto “Marejante – sambas do nordeste” dá o nome ao show e ao DVD que será gravado no final da circulação que passará também pelas cidades de Socorro, Ourinhos e São Paulo.
“Marejante” propõe um caminho com referências do Sertão até o Mar e se configura como uma homenagem à cultura musical nordestina tão presente na formação da cultura musical do sudeste. Ao pesquisar os batuques (formadores do samba em São Paulo) cantados pelos escravos no século XIX em uma fazenda de café em Campinas, interior do Estado, foram encontrados registros de letras que ainda hoje são cantadas nos sambas de roda do Recôncavo baiano e em rodas de Capoeira em vários estados do nordeste. O argumento parte deste elo musical entre os dois estados.
O roteiro é composto por músicas de compositores nordestinos ou que possuam temas que se aproximem da tradição do nordeste, e também de canções inéditas de integrantes do Cupinzeiro compostas para este show.
O resultado é um trabalho que tem como base o samba, mas que também apresenta em seu repertório canções e baiões, ilustrando um ambiente musical diversificado: do acompanhamento em formação de regional ao violão e voz; do sanfoneiro aos caminhos do samba.
Com 15 anos de existência, o Núcleo Cupinzeiro é um coletivo de músicos que trabalha com pesquisa e criação voltadas para a tradição do samba. Desenvolve atividades que incluem diversos aspectos do fazer musical: shows, rodas e oficinas, nos quais apresenta um pouco da memória do samba sob novas interpretações e arranjos, mantendo sempre diálogos vivos com a tradição.
Os ingressos para o show estão à venda na bilheteria do teatro e custam 20$ inteira e 10$ meia entrada. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Ficha Técnica
Anabela – voz, percussão e direção artística
Edu de Maria – voz, violão e direção artística
Lucas Arantes – cavaquinho
Edu Guimarães – sanfona e percussão
Junior Pita – violão de 7 cordas
Roberto Amaral – pandeiro e percussão
Xeina Barros – percussão
João Casimiro – percussão
Warner Reis – figurinos e cenografia
Darko Magalhães – iluminação
Pedro Romão – técnico de palco
Cassiane Tomilhero e Isabela Razera – produção
Criola Design – material gráfico
Marejante – sambas do nordeste
30 de julho, sábado, às 20h
Teatro Municipal Castro Mendes
Correa de Lemos, s/nº. Vila Industrial – Campinas – SP
Entrada: 20 inteira e 10 meia entrada – ingressos à venda na bilheteria do teatro
Classificação etária livre
Duração: 90 minutos