Professores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp divulgaram carta aberta contra a homenagem do Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Unicamp), ao deputado Eduardo Bolsonaro (PSC), conhecido por pegar carona da fama misógina do pai, Jair Bolsonaro (PSC). O PSC, partido de cunho religioso, é um dos partidos que mais atuam contra direitos das mulheres no Congresso. Veja mais: Hospital da Mulher da Unicamp, emenda parlamentar e o inferno das boas intenções.
O Caism publicou foto do superintendente do hospital, Luís Otávio Sarian ao lado do deputado Eduardo Bolsonaro, com texto de agradecimento ao deputado por emenda parlamentar destinada ao hospital. Totalmente integrada ao sistema de clientelismo político brasileiro, a direção do Caism também costuma fazer publicidade no Facebook de deputados clientelista que assinam ou apoiam projetos ligados ao hospital. Veja imagens acima.
A carta dos professores ressalta que, além do clientelismo político, as emendas parlamentares são formas bastante limitadas de financiamento da saúde pública. ‘O dinheiro das emendas não é do deputado, é do povo brasileiro e os hospitais precisam de investimento porque têm responsabilidade sobre a população adscrita. Apenas por isso, a fotografia e a homenagem já seriam questionáveis’ , anotam.
Para os professores, o Caism é um centro que reconhece na relação saúde-doença da mulher os determinantes sociais e a necessidade da luta das mulheres contra a violência, por igualdade e direitos. Direitos, segundo a carta, que a família Bolsonaro não defendeu nas oportunidades que teve no Congresso e que o deputado homenageado sempre trata as mulheres com desrespeito.
Os professores lembram que o homenageado apoiou, por exemplo, o ataque de seu pai, Jair Bolsonaro, quando este fez apologia ao estupro ao dizer que não estupraria a deputada Maria do Rosário por ela “não merecer”. O homenageado do Caism também se manifestou a favor de um torturador de mulheres da Ditadura de 64, conhecido com Brilhante Ustra, sempre pegando carona no marketing fascista do pai. “Não é aceitável que um hospital como o Caism se veja lançado na lama da misoginia, homofobia e do fascismo, no qual a família Bolsonaro se nutre e amplifica’, anotam. Veja carta abaixo:
Ricardo (ou Pedro), este tipo de comentário só será analisado com total identificação do autor, com nome completo, página pessoal verdadeira e com fotografias do autor. Isso não significa que o comentário será aprovado, mas analisado. A fotografia do autor desse tipo de comentário poderá ser colocada ao lado do comentário, caso seja publicado.
Pedro (ou Ricardo), este tipo de comentário só será analisado com total identificação do autor, com nome completo, página pessoal verdadeira e com fotografias do autor. Isso não significa que o comentário será aprovado, mas analisado. A fotografia do autor desse tipo de comentário poderá ser colocada ao lado do comentário, caso seja publicado.
Não gostaria de ter este “mestres” e logo na UNICAMP! INACREDITÁVEL! E LAMENTÁVEL! QUE TAL AFIXAR O “CURRÍCULO” DESSTE ELEMENTO NO HALL DO CENTRO PARA QUE TODAS AS MULHERES TOMEM CONHECIEMNTO E REFLITAM SOBRE O ACERTO DESSA ESTAPAFÚRDICA “HOMENAGEM”?
Isso aqui é uma ditadura, os caras nem publicam comentários com ideias opostas?
Então Denison, este tipo de comentário só será analisado com total identificação do autor, com nome completo, página pessoal verdadeira e com fotografias do autor. Isso não significa que o comentário será aprovado, mas analisado. A fotografia do autor desse tipo de comentário poderá ser colocada ao lado do comentário, caso seja publicado.
Então Simone, gostaríamos muito de publicar seu comentário. Mas este tipo de comentário só é analisado com total identificação do autor, com nome completo, página pessoal verdadeira e com fotografias do autor. Isso não significa que o comentário será aprovado, mas analisado. A fotografia do autor desse tipo de comentário poderá ser colocada ao lado do comentário, caso seja publicado.
Ser contra o comportamento do Deputado ou a maneira de captar recursos não significa que a verba não seja benvinda. E uma vez aceita a verba, deve-se agradecer. Foi o que a diretoria do CAISM fez. Não vejo motivo de tanta indignação. Deve-se sim ficar indignado com a maneira vergonhosa que as várias administrações federais tratam a saúde neste país, com subfinanciamento do SUS e sucessivos cortes de verbas. Os governos petistas NADA fizeram para melhorar este cenário, pelo contrário. Vergonha para a esquerda, vergonha para a direita. Todos lixos!
PS: não fornecerei o meu e-mail pois para mim este assunto se encerra aqui. A mensagem é para o site. Publquem se quiserem.
Então Arley Vieira, gostaríamos de publicar seu comentário. Mas este tipo de comentário só é analisado com total identificação do autor, com nome completo, página pessoal verdadeira e com fotografias do autor. Isso não significa que o comentário será aprovado, mas analisado. A fotografia do autor desse tipo de comentário poderá ser colocada ao lado do comentário, caso seja publicado.
Carta Campinas, imagino que vocês não tenham responsabilidade alguma com a saúde das mulheres, sejam as de Campinas, sejam as de toda a nação.
Emendas existem, verbas para os mais variados fins são conseguidas dessa forma, ademais, as emendas não são a única forma de financiamento de um hospital ou de qualquer outra instituição, enfim, tem mais que agradecer sim, tem mais que homenagear sim.
Onde estão as emendas dos deputados “progressistas” que não são misóginos? Estão sendo desviadas na corrupção, estão sendo destinadas às suas próprias ONGs e às sua empresas parceiras no crime, estão sendo destinadas a grupos radicais e extremistas como MST, MTST e demais agremiações ditas populares que só promovem a destruição e nada contribuem para a sociedade.
Enfim, esse blog faz parte dessa rede de desinformação e de destruição da sociedade.
Quanto vocês receberam de parlamentares parceiros para continuar com a divulgação de mentiras, desinformação e contra informação?
https://www.facebook.com/andre.maxwellmendes
Em matéria de destruição a turma de golpistas que usurpou o poder está se saindo melhor que a encomenda. Os 14 anos de um governo minimamente comprometido com o progresso social deste país mal apagaram 500 anos de bolsonarismo, aecismo, temerismo, fhcismo, etc.
Mangabeira Unger declarou que o Brasil é o país que mais se parece com os EUA. Esqueceu de dizer que parece tal qual uma caricatura, que é uma distorção sarcástica de alguém. O pior é que o original é pra lá de péssimo.
Num país de analfabetos políticos a democracia é a primeira vítima.
Só um site de direita como o Carta Campinas publica um comentário tão sem sentido como desse André. “As emendas são a única forma de financiamento de um hospital”. Isso é totalmente falso. Os hospitais têm verbas do orçamento e deveriam receber dinheiro suficiente para não ter que pedir esmola para deputado. Além disso, destila preconceito contra movimentos sociais. As emendas são esmolas clientelistas de todos os partidos, direita e esquerda, e ferem a Constituição. Ao publicar esse tipo de comentário, o site traz desinformação.
Carta Maior site de direita? Delirou, compadi?
Creio eu que toda boa atitude deve ser apreciada, independente de quem a fez e de seus ideais, o que importa no caso foi a boa atitude, e mesmo não sendo favorável a família Bolsonaro, aprecio esta atitude!
Duvido que um judeu prisioneiro num dos campos de extermínio nazistas ficaria agradecido ao seu carrasco por adiar a sua incineração por alguns dias…
E outra, político tem mesmo é que trabalhar para o povo, sem distinção. É mera obrigação e não um favor. O povo está está tão sem noção de cidadania que acha que precisa agradecer pelo seu “empregado” fazer sua obrigação!
Então Sé (cujo e-mail escreveu: fodase@paunocu), gostaríamos de publicar seu comentário. Mas este tipo de comentário só é publicado com identificação do autor, com nome completo, página pessoal (ou site) verdadeira e com fotografias do autor. A fotografia do autor desse tipo de comentário deverá ser colocada ao lado do comentário, caso seja publicado.
Gostaríamos de publicar seu comentário. Mas este tipo de comentário só é publicado com identificação do autor, com nome completo, página pessoal (ou site) verdadeira e com fotografias do autor. A fotografia do autor desse tipo de comentário deverá ser colocada ao lado do comentário, caso seja publicado.
Misoginia é uma acusação muito grave, eu acredito que professores que prezando pela educação não podem ficar acusando outras pessoas assim, ainda mais se desfazando do esforço de várias pessoas que tornaram possível a concretização dessa emenda
Perplexo, quando ideologia ultrapassa o fazer o bem. Estamos no fim do respeito mesmo, no final somos todos seres humanos. Porque deveriamos julgar alguém que está destinando um bem a pessoas que necessitam. Entendo que o dinheiro é publico, mas se não fosse o deputado em questão esse dinheiro não seria destinado ao hospital, pode ter certeza que serviria a interesses mesquinhos de determinados políticos. Então senhores, por mais que o deputado tenha ideias divergentes dos senhores professores, devemos sim parabenizá-lo, não podemos colocar uma visão exclusivamente politica acima do bem estar das mulheres que se utilizam deste hospital. Por favor menos ideologia, mais amor pelo ser humano, pelo próximo. É disso que precisamos, ser mais médicos e menos juizes.