Falta de limpeza e segurança deixam creches fechadas em Campinas

Os pais dos alunos da CEI Cláudio de Souza Novaes, no Jardim Florence, se reuniram hoje para denunciar o fechamento da creche e o descaso da Prefeitura Municipal de Campinas.

Os manifestantes informaram que a creche continuar sem limpeza e vigilantes, comprometendo a saúde e segurança dos das crianças. Os conselhos decidiram por não usar o conta escola, como diz na lei 11689/03, que no artigo 4º, que é vedada a aplicação dos recursos para:  I – pagamento a qualquer título, a servidores da administração pública federal, estadual e municipal; II pagamento de pessoal e encargos sociais. O pagamento dos serviços com o dinheiro do conta escola foi sugerido pelo próprio governo do prefeito Jonas Donizette (PSB).

Os pais não podem deixar os filhos nas creches porque a prefeitura, no governo Jonas Donizette (PSB), deixou de pagar a empresa Gocil que faz a limpeza e segurança das creches. A prefeitura conseguiu uma liminar obrigando a empresa a prestar o serviço, mas os serviços não foram retomados.

No dia 03, houve também protesto na Emef Barraquet e Emei Pequeno Príncipe. As escolas ficaram fechadas porque não tinha limpeza nem vigilância. Segundo os manifestantes, todas as escolas e creches municipais da região do Florence I e Florence II FLORENCE I estão sofrendo com o problema.

Greve

Além disso, parte dos servidores municipais estão em greve. Na segunda-feira, os funcionários da prefeitura rejeitaram a proposta do prefeito Jonas Donizette, feita em Audiência de Mediação na Justiça, de reajuste de 9,33%, sendo 3% em maio, 3% em setembro e 3,33% em dezembro. O índice seria aplicado também, no auxílio alimentação dos ativos e no vale nutricional dos aposentados e pensionistas.

O sindicato, que representa os servidores, reivindica 23% de reajuste salarial, vale alimentação de R$ 1.017,00, seguro de vida e Hospital do Servidor. O índice é composto por: 10,28% (perdas 2015) + 11,68% (reajuste salário mínimo) + 1,04% de aumento real.

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

17 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

23 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago