Como solistas, o concerto terá Barbara Galante, no violino, e Dana Radu, no piano.
Bartók foi um dos pioneiros na pesquisa e na coleta sistemática de melodias populares, e por isso é considerado um dos primeiros etnomusicólogos. Esse material teve importância vital na sua linguagem musical e foi a maneira utilizada pelo compositor para se libertar da tradição tonal-romântica.
As Danças Romenas nasceram como uma coleção de peças para piano na década de 1910. São obras curtas e leves, mas de grande qualidade musical. A versão original, para piano, é ainda hoje a mais conhecida. Mas o próprio Bartók arranjou as Danças para orquestra e a popularidade da peça também motivou arranjos para diversas outras formações, como violino e piano, ou ainda sopros e cordas.
As mais de 150 peças para piano que compõem os seis volumes de Mikrokosmos foram escritas entre 1926 e 1939. Concebido como repertório didático para atender alunos iniciantes e avançados, o ciclo aproveita tanto elementos de tradições folclóricas quanto harmonias e ritmos empregados na música mais avançada de seu tempo.(Camila Frésca)
Mais informações sobre a programação da Sala São Paulo pelo SITE. (Carta Campinas com informações de divulgação)