Parece piada, mas o Brasil não está emitindo passaporte a partir de hoje, 30 de junho.
A Casa da Moeda do Brasil informou que a máquina que imprime os passaportes quebrou e, pior, precisa de um equipamento que virá da Alemanha, complicando a vida de quem precisa viajar para o exterior.
Antes já havia atraso de 50 dias e a desculpa para atrasar o passaporte era falta de papel para imprimi-lo.
A Polícia Federal estava cobrando uma taxa extra para agilizar o documento.
Veja nota publicada hoje pela Casa da Moeda do Brasil:
A Casa da Moeda do Brasil (CMB) informa que, por conta de um problema num dos equipamentos, a produção dos documentos (comuns e de urgência) foi temporariamente interrompida.
A empresa já solicitou a substituição da peça com defeito, que virá da Alemanha.
A produção de passaportes deve ser retomada na próxima semana. Em paralelo, a CMB busca uma alternativa para agilizar a retomada da produção.
A CMB se desculpa com a população por todos os transtornos.
Polícia Federal
Também por meio de nota, a Polícia Federal (PF) ratificou o comunicado da Casa da Moeda suspendendo temporariamente o serviço.
“Em razão disso, a Polícia Federal não poderá cumprir os prazos de entrega inicialmente previstos nos postos de emissão de passaportes. De acordo com a CMB, a expedição dos documentos deverá ser normalizada já na próxima semana. A Polícia Federal pede desculpas à população e esclarece que a normalização do serviço depende exclusivamente da Casa da Moeda do Brasil”, concluiu a nota da PF
“A Polícia Federal estava cobrando uma taxa extra para agilizar o documento.”
Com todo respeito, esta frase foi um pouco infeliz. A legislação prevê a expedição de passaportes de urgência, que tem taxa majorada. O REQUERENTE solicita esse tipo de passaporte. Não é a Polícia Federal que vira para o requerente e diz “olha, se você pagar uma taxa extra a gente ‘agiliza’ o seu passaporte”. O processo é mais trabalhoso e a Polícia Federal não ganha absolutamente nada com isso. Toda a arrecadação com passaportes vai direto para a União. Mas isso ninguém tem a obrigação de saber né?
Não é o de emergencia retardada. Tão cobrando 77,00 pra entrar em uma prioridade, para emissao de passaporte normal. Emergencia é outra coisa.
Prezado João Carlos, tal “prioridade” também é prevista em lei, e refere-se ao passaporte comum expedido em caráter de urgência, o qual também é solicitado pelo requerente mediante o pagamento de uma taxa complementar, também estabelecida em lei. Pesquise, se informe, antes de criticar ou xingar as pessoas.