‘Folias de Junho’ no Sesc terá dança, teatro, shows musicais, circo, oficinas e vivências

Tambor de Crioula 1 (créd. Divulgação) (640x427)A partir desta quinta-feira, dia 16, o Sesc Campinas preparou uma programação especial que remete às memórias afetivas dos diversos festejos juninos, comemorados no nosso país e que contribuem para a formação da nossa identidade cultural.

As atividades do ‘Folias de Junho’, todas gratuitas e que vão até o dia 19, abrangem todas as faixas etárias e fazem um passeio por espetáculos de dança, teatro, shows musicais, circo, oficinas e vivências, combinando crenças, aromas e sabores.

Na quinta-feira, 16, às 18h, no Espaço Arena, a programação traz o espetáculo de dança “Tambor de Crioula”, com o Coletivo Flor da Aroeira. Expressão cultural afro-brasileira, o Tambor de Crioula envolve dança circular, canto e percussão. Originado no Maranhão, por negros escravizados, o Tambor de Crioula era realizado, sobretudo, em louvação a São Benedito.

Na programação musical, Pereirinha e Pereirão traz Tim Bernardes (voz, violão de aço) e Mauricio Pereira (voz, gaita e ocarina) encarnando uma dupla caipira pouco ortodoxa com um repertório que transita entre o pop-rock, a moda de viola, as baladas folk e a música sertaneja também na quinta-feira, dia 16, às 19h, na Área de Convivência.

No dia 17, sexta-feira, às 19h, na Área de Convivência, a dupla Mococa e Paraíso apresenta seu repertório romântico e sertanejo, mantendo sua identidade nas raízes caipiras. No repertório, sucessos como “O Ipê e o Prisioneiro”, “Saco de Ouro”, “A filha do Barbeiro”, entre outros.

Folias de Junho 1 (créd. Fabiana Murgel) (640x427)No sábado, 18, das 10h30 às 12h30, acontece a “Diversão Junina”, atividade voltada para as crianças. Ainda no dia 18, às 14h, na Área de Convivência, a programação traz “Contação de História – Nas Cordas da Viola, Um “Causo”, Uma História”, com o Grupo Ziriguidum. Através de causos juninos e histórias de roça, o grupo recria parte de uma das mais tradicionais festas brasileiras, resgatando a tradição oral e a sabedoria popular.

A programação traz ainda uma Oficina de Brinquedos e Brincadeiras Juninas e o espetáculo de teatro “Comecim das Coisas, com La Cascata Cia Cômica. O espetáculo conta a história da criação divina, a partir do Vale do Paraíba, onde Deus, ponteando sua viola, compôs o mundo e o homem. “No comecim das coisas, quando não se havia vivente, quando o sonho era a semente. Deus fez o céu e a terra. E durante sete dias de dura lida brotou de suas mãos o milagre da vida”.

O grupo Batucajé do Vale se apresenta ainda no dia 18, às 16h30, na Área de Convivência. Liderado pelo compositor Antonio Lapa e pelo poeta declamador Júlio Costa, o grupo volta-se às manifestações culturais das comunidades do Vale do Ribeira, em especial de quilombolas, índios caiçaras, ribeirinhos e caboclos da região, onde o grupo foi formado.

‘Folias, Brincadeiras e Cantigas’, com o grupo ‘Festa de Reis’, acontece no domingo, às 14h. O show interage a família, percorrendo diversos ritmos da cultura popular brasileira trazendo toda a riqueza e ludicidade da nossa cultura com bonecos e brincadeiras. Ainda no domingo, às 10h, ‘Lourenço e Lourival’ trazem os clássicos da carreira, iniciada quando tinham 14 anos de idade. No repertório canções como “Se ainda existe amor”, “A caneta e a enxada”, “Menina da Aldeia”, “Armadilha do Destino”, “Meu Reino Encantado”, entre outras.

Era uma casa muito engracada (créd. Divulgação) (640x427)
Era uma casa muito engraçada

O circo traz o espetáculo ‘Era Uma Casa Muito Engraçada’, com Álvaro Lages. A história fala de Alvimar, um caipira ajudante de pedreiro que é surpreendido por sua imaginação e, aos poucos, transforma seu local de trabalho num verdadeiro parque de diversões. Com a ajuda da plateia e utilizando das técnicas de mímica, palhaçaria, improvisação e cantoria, Alvimar consegue cumprir as tarefas e descobre como acabar com o tédio das ações do dia a dia. Apresentação acontece no domingo, dia 19, às 15h.

Encerrando as atividades, a ‘Quadrilha Junina’, com a animação dos instrutores de atividades físicas do Sesc, dia 19, domingo, às 17h. Lembrando que a quadrilha junina é uma dança típica das festas juninas, dançada principalmente na Região Nordeste do país.

Mais informações sobre a programação do “Folias de Junho” no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente