De 27 a 30 de junho, no Auditório Municipal de Valinhos, serão exibidos em duas sessões diárias os oito filmes selecionados pela Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, dentro do Circuito CPFL de Arte e Cultura.
É uma rara oportunidade para o público conferir um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas. Entre os destaques desta seleção, estão “Os EUA x John Lennon”, de David Leaf e John Scheinfeld, “Marina”, de Stinjn Coninx e “Sempre Bela”, de Manoel de Oliveira, um dos homenageados do festival.
A Mostra Internacional de Cinema exibiu, no ano passado, 312 títulos de 62 países em seis seções: Competição Novos Diretores – que exibe títulos de diretores que tenham realizado até dois longas; Perspectiva Internacional – que apresenta um panorama do recente cinema mundial; Retrospectiva – seção com clássicos e títulos restaurados de importantes diretores; Homenagens – a diretores e/ou cinematografias e Apresentações Especiais – sessões em espaços alternativos ou de filmes que completam obra de diretores, além da Mostra Brasil – títulos brasileiros inéditos em São Paulo.
Confira a programação em Valinhos:
27 de junho, segunda-feira
18h – MARINA, de Stinjn Coninx (classificação: 12 anos)
Sinopse: Itália, 1948. O jovem Rocco cresce na Calábria, até que um dia seu pai Salvatore decide ir para a Bélgica, onde luta para ganhar dinheiro trabalhando numa mina de carvão. Logo, ele manda buscar a família. Do dia para a noite, Rocco vira um imigrante e tem que lidar com a nova situação. Rocco quer ser como os outros jovens, quer tornar-se alguém e ter um propósito na vida. Contra a vontade de seu pai, ele encontra um escape na música e no amor. Baseado nas memórias de infância do cantor ítalo-belga Rocco Granata.
20h – OS EUA x JOHN LENNON, de David Leaf e John Scheinfeld (classificação: 14 anos)
Sinopse: “De todos os documentários já feitos sobre John Lennon, este é o que ele amaria”, disse Yoko Ono, a viúva de Lennon. Antes do Iraque, da administração George Bush, antes de Bruce Springsteen e Pearl Jam, houve John Lennon. O celebrado astro da música que usou sua fortuna e sua fama para protestar contra a Guerra do Vietnã e lutar pela paz mundial. O documentário mostra a transformação do Lennon artista no ativista social e como o governo norte-americano tentou silenciá-lo e expulsá-lo do país. Não é apenas um episódio isolado da história americana, mas sim um fato relevante na atualidade. Focando-se no período 1966/1976, o documentário aborda ainda a luta pelos direitos civis, a nova esquerda e os movimentos políticos, a decepção com o governo Nixon, o caso Watergate. Também são mostrados o ativismo político dos afro-americanos Angela Davis e Bobby Seale, os jornalistas Carl Bernstein e Walter Cronkite, o veterano do Vietnã e ativista Ron Kovic, o historiador e novelista Gore Vidal, entre outros. Mas Lennon é a voz e a presença central do documentário. Ele surge como jamais havia sido visto: uma pessoa de princípios, engraçado, um jovem homem extraordinariamente carismático, que se recusa a ficar calado frente às injustiças. Yoko Ono, ao contrário da imagem feita pela imprensa e pelos fãs, surge como fator agregador e importante nas decisões políticas do músico.
28 de junho, terça-feira
18h – SINGULARIDADES DE UMA RAPARIGA LOURA, de Manoel de Oliveira (classificação: livre)
Sinopse: Macário conta a uma desconhecida que viaja ao seu lado no trem para o Algarve as tribulações de sua vida amorosa. Recém-contratado como contador na empresa de seu tio Francisco em Lisboa, ele se apaixona perdidamente por uma moça loira que mora na casa do outro lado da rua. Ele a conhece e decide pedi-la em casamento. De forma inesperada, tio Francisco se opõe categoricamente e o expulsa de casa. Mas Macário consegue enriquecer no Cabo Verde e termina por obter a permissão de seu tio para o casamento. É então que ele começa a descobrir as singularidades do caráter de sua noiva. Baseado em um conto de Eça de Queirós.
20h – BWAKAW, de Jun Robles Lana, (classificação: 14 anos)
Sinopse: René é um velhinho gay mal-humorado que vive sozinho e só tem como companhia um cachorro vira-lata chamado Bwakaw. Ele saiu do armário há apenas pouco tempo e insiste em reescrever seu testamento para redistribuir seus pertences aos “amigos”. Enquanto evita ter que lidar com o caixão que comprou em promoção anos antes e que fica no seu sítio, ele é obrigado a procurar a ajuda de outras pessoas quando Bwakaw fica doente.
29 de junho, quarta-feira
18h – TIO BONMEE, de Apichatpong Weerasethakul (classificação: livre)
Sinopse: Sofrendo de insuficiência renal, tio Boonmee escolhe passar seus últimos dias na floresta, cercado por pessoas que o amam. O fantasma de sua falecida mulher aparece para tomar conta dele, e seu filho desaparecido há tempos retorna para casa numa forma não-humana. Refletindo sobre as causas da doença, Boonmee anda pela floresta lembrando-se de suas vidas passadas em forma de homem ou animal. Ele chega a uma misteriosa caverna no topo de um monte : o lugar de origem de sua primeira vida.
20h – SEMPRE BELA, de Manoel de Oliveira (classificação: 12 anos)
Sinopse: Manoel de Oliveira faz um tributo a Luís Buñuel, diretor e roteirista, e a Jean-Claude Carrière, roteirista, do filme A Bela da Tarde (Belle de Jour), de 1967. Ele destaca duas das mais estranhas personagens do filme original e as revive, 38 anos depois. O personagem masculino detém um segredo de crucial importância para o estado de espírito da personagem feminina. Eles se reencontram. Ela tenta evitá-lo. Ele a segue e atrai sua atenção para revelar o tal segredo. Ela quer saber o que ele havia contado para o seu marido, quando este estava mudo e paralítico. É uma situação tensa. Ele satisfaz seu sadismo nessa vingança particular contra a mulher. Inspirado em livro de Joseph Kessel.
30 de junho, quinta-feira
18h – IRMÃS JAMAIS, de Marco Bellochio (classificação: 12 anos)
Sinopse: Uma mistura de documentário e ficção nostálgica e fantasiosa que retrata em seis episódios uma história sobre a família do diretor em Bobbio entre 1999 e 2008. Elena tem cinco anos e é criada por suas tias – irmãs de Bellocchio na vida real –, enquanto sua mãe Sara tenta a sorte como atriz em Milão. Giorgio, tio de Elena, tem uma relação difícil com a irmã e a recrimina por não criar a menina. Mas assim que Sara consegue se sustentar, resolve levar a filha com ela. Elena deixa a vila e suas tias pra trás. Enquanto isso, Giorgio, endividado até o pescoço, se esconde de seus credores em Bobbio.
20h – RUN AND JUMP, de Steph Green (classificação: 14 anos)
Sinopse: Vanetia reconstrói sua vida depois que seu marido sofre um derrame que muda sua personalidade. Entra em suas vidas o pacato pesquisador americano Ted Fielding, que fica hospedado com eles durante dois meses para documentar o processo de recuperação do casal. Inicialmente, Venetia não se sente bem sendo estudada, mas logo começa a se acostumar com Ted. Uma nova família começa nessa história de amor nada convencional.
Mostra Internacional de Cinema em VALINHOS
Circuito CPFL de Arte e Cultura
Período: de 27 a 30 de junho (de segunda à quinta-feira)
Local: Auditório Municipal de Valinhos
Endereço: Rua Vinte e um de Dezembro, 66 – Centro / Valinhos
Tels: 19 3869-4049 e 19 3871-3646
Capacidade do auditório : 473 lugares.
Entrada gratuita, por ordem de chegada, até a lotação máxima da sala