A Estação Ferroviária de Jaguariúna foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). A decisão foi publicada no Diário Oficial no dia 22 de junho de 2016.
As justificativas para o tombamento estão baseadas na importância histórica e material do local. A cidade teve função terminal para o primeiro trecho da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, inaugurado em 1875 sob a denominação Viação Férrea Campinas-Jaguariúna, que foi estendido no mesmo ano por um ramal até Amparo. O atual prédio da estação foi inaugurado em 1945 e suas características arquitetônicas neocoloniais agregam ao edifício maior significado entre as demais estações da linha.
Atualmente, o local é um ponto turístico do município e oferece passeios de trem para a estação de Anhumas (Campinas), passando pelas de Tanquinho e Carlos Gomes. Deste modo, os elementos antigos do conjunto continuam preservados, com aproveitamento para novas atividades. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




